PSD2 e o impacto na Banca
Conheça as vantagens desta diretiva.
PSD2 e o impacto na banca: tudo o que precisa de saber
Já ouviu falar na nova diretiva PSD2 e do seu impacto na banca, mas ainda não compreendeu o que significa? Está no sítio certo. Na sua essência, esta é uma diretiva europeia que entrou em vigor em 2018 para beneficiar consumidores e empresas no que diz respeito aos pagamentos, nomeadamente através da introdução da autenticação forte.
Procura saber mais? Neste artigo falamos sobre o PDS2, o que é, porque surgiu e como impacta consumidores e empresas.
Diretiva PSD2 ou PDS2: O que é?
PSD2 (Payment Services Directive) é a sigla inglesa que designa a nova Diretiva de Serviços de Pagamento europeia (PDS2) que obriga a um reforço das medidas de segurança para os pagamentos online. Esta diretiva entrou em vigor em Portugal no dia 3 de novembro de 2018, alguns meses depois de ser implementada a nível Europeu, em janeiro do mesmo ano.
A diretiva PSD2 tem em vista conseguir um mercado europeu de pagamentos único, mais integrado e eficiente, em que os pagamentos são mais seguros, os consumidores estão protegidos e os prestadores de serviços de pagamentos dispõem de iguais condições. O objetivo das mudanças que a diretiva traz passa também por promover serviços de pagamento digitais, caraterizados como inovadores, práticos e seguros.
PSD2: Qual o impacto na banca?
A diretiva PSD2 traz mais eficiência e competitividade para o mercado financeiro e tecnológico da União Europeia. Consumidores e comerciantes passam a usufruir de benefícios acrescidos, podendo agora contar com serviços de pagamento digitais otimizados, mais rápidos, mais económicos e mais seguros.
Com a integração dos dados financeiros dos mesmos, começam a surgir as API (Application Programming Interfaces), desenhadas para assegurar a comunicação digital entre todas as partes. Isto significa que se abre espaço para que outras entidades, como as fintech e as empresas tecnológicas passem a fazer parte desta equação, eliminando o monopólio dos bancos, gerando uma maior competitividade e preços mais acessíveis para os consumidores.
O que muda para o consumidor?
Autenticação forte
O consumidor adquire novas formas de garantir a privacidade e a segurança das suas operações bancárias, nomeadamente a autenticação forte. Esta medida está presente desde setembro de 2019 em todos os acessos a contas de pagamento através da internet ou por meio eletrónico. Agora, passam a ser aplicadas também nas compras online com cartão, em que o CVV deixa de ser a principal chave. Poderão ser solicitados 2 ou 3 elementos de verificação de identidade no decorrer de um pagamento. Estes elementos estão relacionados com o conhecimento (algo que só a própria pessoa sabe, como uma palavra passe), a posse (algo que só o utilizador possui, como um telemóvel ou token que recebe um código) e a inerência (algo que é próprio do indivíduo, como a impressão digital ou um scan facial).
Novos serviços de pagamento
Esta diretiva veio também criar novos serviços de pagamento. É o caso do serviço de iniciação de pagamentos, com o qual os prestadores de serviço autorizados e regulamentados ganham o poder de iniciar transações com o avale do consumidor, eliminando etapas intermédias que não raras vezes despoletam atrasos ou problemas. Por outro lado, o PSD2 faz com que a informação financeira do consumidor deixe de estar centralizada nas instituições financeiras: o novo serviço de informação de contas faz com que esta passe a estar acessível às instituições a que o cliente der autorização, através do meio digital. Um exemplo prático de como esta mudança vem facilitar a experiência do utilizador são os processos de financiamento. Ao fazer um pedido de financiamento, o consumidor pode dar acesso digital imediato à entidade financeira, dispensando a necessidade de reunir toda a documentação física necessária e agilizando o processo.
Como poderá concluir, o PSD2 representa um passo importante na agilização dos pagamentos eletrónicos, com inúmeros benefícios para comerciantes e consumidores.
No ABANCA, já utilizamos esta diretiva europeia: a autenticação forte é um dos principais mecanismos de segurança que pode encontrar nas nossas plataformas. Caso tenha alguma dúvida sobre este tópico, não hesite em contactar-nos.