Diretiva de Serviços de Pagamento (PSD2)
Obrigatoriedade de uma Autenticação Reforçada
A ativação do SMS Token será necessária a partir de 14 de Setembro, ao abrigo do DL n.º 91/2018 que transpôs a nova Diretiva Europeia de Serviços de Pagamento (PSD2).
O que é a PSD2?
A PSD2 é uma diretiva europeia que visa melhorar a segurança e reforçar a proteção contra fraudes em operações bancárias realizadas através da internet. Para além disso, esta diretiva europeia também regula o acesso, com consentimento, dos dados das contas bancárias de clientes a terceiros.
A PSD2 pretende reforçar a proteção da posição dos consumidores, através de uma maior regulação do mercado de pagamentos eletrónicos, como explica a Comissão Europeia na sua proposta feita através da European Banking Authority.
Porque é que é obrigatório alterar de Token Físico para SMS Token?
O SMS Token é uma credencial de segurança que complementa os atuais processos de autenticação e confirmação de operações no Online Banking e Mobile Banking, uma vez que associa a sua conta ao seu telemóvel.
O SMS Token será também fundamental para a autorização de operações. Passará assim a receber o respetivo código para confirmação das mesmas, via SMS.
De acordo com esta Diretiva Europeia, para completar o processo de login, e após inserir os dados tradicionais: número de utilizador e código PIN / impressão digital / reconhecimento de íris ou facial, terá também que inserir um código que receberá via SMS.
Estas condições são independentes e, no caso de uma delas ser comprometida para efeitos de cibersegurança, o risco é menor uma vez que é necessário fazer uma dupla autenticação. Tornando o SMS Token mais conveniente para pagamentos seguros.
Porque devo aderir a PSD2?
A utilização desta credencial adicional garante segurança acrescida no acesso ao Online Banking e na realização de operações dentro do serviço, na medida que combina dois fatores independentes que se complementam.
Adicionalmente, a partir de 14 de Setembro, ter o seu telemóvel associado à sua conta passará a ser indispensável para aceder ao Online Banking ou ao Mobile Banking.
O que muda?
É uma medida de autenticação reforçada, com o objetivo de reduzir o risco de fraude e aumentar a segurança em pagamentos eletrónicos. Deste modo, a partir de 14 de Setembro, inclusive, vai ser necessário introduzir um código enviado através de SMS, nas seguintes situações:
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Para aceder aos canais digitais pela primeira vez, após o 14 de Setembro;
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A cada 90 dias, desde a última autenticação reforçada;
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Para todos os pagamentos e transferências que efetue nos canais digitais, à exceção dos seguintes:
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Operações de baixo valor;
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Operações para beneficiários frequentes (certificados);
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Operações entre as suas contas;
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Operações Recorrentes.
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Para aderir, ativar ou esclarecer dúvidas sobre o SMS Token, contacte o seu Gestor ou ligue para o número +351 21 000 13 00 (em Portugal ou no estrangeiro), de 2ª a 6ª, das 8h30 às 20h, exceto feriados.