Informação sobre sustentabilidade
Carteira Alpha Responsável
Síntese
A Carteira Alpha Responsável é um produto financeiro que promove quer características ambientais quer sociais, mas não possui um objetivo de investimento sustentável e, como tal, não existe um compromisso de investir uma percentagem mínima em investimentos sustentáveis.
A sua principal finalidade é contribuir para a consecução global dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas e para a luta contra as alterações climáticas.
Adicionalmente, o produto tem em consideração os principais incidentes adversos sobre os fatores de sustentabilidade que seus investimentos podem causar.
A carteira investe através de Organismos de Investimento Coletivo (OIC).
Para a promoção das características ambientais e sociais da carteira, é avaliado um conjunto de critérios, como a categorização dos OIC de acordo com o Regulamento de Divulgação (SFDR), o facto de a sociedade gestora ser signatária dos Princípios de Investimento Responsável das Nações Unidas (UNPRI), ou determinados indicadores de sustentabilidade específicos que medem o risco e o impacto ambiental, social e de governação, o contributo para os ODS das Nações Unidas ou a pegada de carbono dos investimentos. Esses critérios são avaliados quer previamente, ao selecionar um determinado OIC, quer continuamente, após ter sido efetuado um investimento no mesmo.
Pelo menos 50% da carteira são investimentos “ajustados às características ambientais ou sociais” enquanto que os restantes 50% são “outros investimentos” que em caso algum prejudicam o perfil de sustentabilidade da carteira.
Para a gestão, são utilizadas maioritariamente fontes externas de informação, como fornecedores de dados de sustentabilidade e a informação facultada pelas próprias sociedades gestoras.
Embora alguns fornecedores de informação ambiental, social e de governação (ASG) possam em alguns casos facultar dados estimados, tal não representa uma limitação nem afeta a promoção das características da carteira.
A política de envolvimento de longo prazo do ABANCA como acionista não se aplica quando o investimento é feito através de um OIC, como é o caso da carteira Alpha Responsável. No entanto, a equipa de gestão mantém um diálogo ativo com as sociedades gestoras dos OIC em que investe.
A carteira não designou nenhum índice de referência.
Sem objetivo de investimento sustentável
Este produto financeiro promove características ambientais ou sociais, mas não tem como objetivo um investimento sustentável.
Características ambientais ou sociais do produto financeiro
A carteira promove características quer ambientais quer sociais. Em particular, visa contribuir para a consecução global dos ODS das Nações Unidas e para a luta contra as alterações climáticas.
Estratégia de investimento
A carteira investe exclusivamente através de OIC.
Para a gestão da carteira é seguida uma estratégia de investimento designada por “modelo Alpha 360”, no qual são selecionados alguns dos melhores OIC, quer de entidades gestoras internacionais como da marca ABANCA, com o objetivo de bater o mercado de forma consistente. A carteira combina investimentos em OIC com diferentes vocações de investimento, geografias e temáticas. O seu objetivo é obter uma rentabilidade positiva a médio e longo prazo, investindo de forma responsável e contribuindo positivamente para o ambiente e para a sociedade.
Percentagem de investimento
A alocação de ativos prevista para a carteira é a seguinte:
-
50% em investimentos “Ajustados às características ambientais ou sociais” e, especificamente, dentro da categoria “Outras características ambientais ou sociais”; e
-
50% em "Outras”.
Todas as exposições são sempre indiretas, na medida em que a carteira não investe diretamente em empresas, emissores, etc. mas através do OIC.
Monitorização das características ambientais ou sociais
A monitorização das caraterísticas ambientais e sociais promovidas pela carteira é efetuada através da revisão contínua dos seguintes indicadores de sustentabilidade:
-
Risco ASG;
-
Impacto nos fatores ASG;
-
Impacto nos ODS; e
-
Medição de emissões de CO2.
Métodos de monitorização das características ambientais ou sociais
Para medir a promoção das características ambientais e sociais da carteira, são utilizados os seguintes critérios:
-
Apenas são selecionados os OIC classificados como artigo 8.º ou 9.º pelo SFDR.
-
Todas as sociedades gestoras dos OIC em que são efetuados investimentos devem aderir aos Princípios das Nações Unidas para o Investimento Responsável (UNPRI).
-
Foram estabelecidos limiares ou pontuações mínimas para cada um dos indicadores de sustentabilidade indicados (Risco ESG, impacto nos fatores ASG, impacto nos ODS e medição das emissões de CO2). Como tal, não vai ser efetuado um investimento num OIC cuja avaliação ou “score” se situe abaixo dos limiares mínimos definidos.
-
O investimento é maioritariamente efetuado em OIC que tenham em conta os principais incidentes adversos sobre os fatores de sustentabilidade dos seus investimentos.
Todos os critérios anteriores são vinculativos para a equipa de gestão do ABANCA.
Fontes e tratamento de dados
Para a gestão da carteira e para a promoção das suas características ambientais e sociais, são utilizados diferentes fornecedores de dados, como a Clarity AI, MorningStar e Bloomberg. Adicionalmente, é obtida informação diretamente junto das sociedades gestoras, através de questionários de due diligence e do modelo EET (European ESG Template).
Através da comparação dos dados recebidos das diferentes fontes de informação, é garantida a qualidade dos dados e assegura-se que o ABANCA dispõe de informação suficiente.
Adicionalmente, o ABANCA desenvolve ações específicas de diálogo com as sociedades gestoras cujo objetivo é, entre outros, confrontar a informação prestada quer pelos fornecedores quer pela própria sociedade gestora e obter informação adicional sempre que necessário.
A informação recebida das diversas fontes é analisada pelo ABANCA quer previamente à seleção dos OIC que integram a carteira, como de forma contínua.
Na medida em que grande parte dos dados utilizados são fornecidos por fornecedores externos, não é possível ao ABANCA conhecer a percentagem de dados obtidos por estimativa.
Limitações dos métodos e dados
O ABANCA está ciente de que alguns fornecedores de dados de sustentabilidade baseiam as informações fornecidas e os seus ratings ou pontuações em estimativas.
Contudo, a informação não é obtida exclusivamente a partir dos fornecedores de dados, mas também diretamente junto das próprias sociedades gestoras. Adicionalmente, são efetuadas comparações entre os dados fornecidos pelas diferentes fontes e são levadas a cabo iniciativas de diálogo ativo com as sociedades.
Como tal, o ABANCA considera que tal não constitui uma limitação e não afeta a forma como são promovidas as características ambientais e sociais da carteira.
As atuais limitações devem-se à falta de informação do mercado relativamente a algumas questões relacionadas com a sustentabilidade, uma vez que atualmente existe uma percentagem muito elevada de empresas que não é obrigada a fornecer informação de sustentabilidade.
Due Diligence
Para além das medidas anteriormente referidas, a carteira tem em conta os principais impactos sobre os fatores de sustentabilidade que os seus investimentos subjacentes podem causar. Adicionalmente, avalia se as empresas nas quais é efetuado o investimento seguem boas práticas de governação.
Políticas de envolvimento
O ABANCA tem uma Política de Envolvimento que visa estabelecer os princípios e critérios gerais necessários para garantir o seu adequado envolvimento como acionista nas sociedades cotadas em que investe. No entanto, a referida política só é aplicável quando o investimento é efetuado diretamente nas empresas e não quando é levado a cabo através de OIC, como acontece com a carteira.
Sem prejuízo do anterior, a equipa de gestão do ABANCA tem implementado procedimentos internos de diálogo ativo com as sociedades gestoras com o objetivo de, por um lado, confrontar a informação disponível e solicitar dados adicionais e, por outro, poder debater determinadas questões relacionadas com a estratégia de sustentabilidade do OIC em causa.
Índice de referência designado
A carteira não designou nenhum índice de referência.