ABANCA incrementa o seu volume de negócio em €6.500 milhões com a aquisição da rede PCC (Particulares e Banca Privada) do Deutsche Bank Portugal
• O Deutsche Bank PCC Portugal conta com uma carteira de crédito de 2.400 milhões de euros, 1.000 milhões de euros em depósitos e 3.100 milhões de euros de ativos sob gestão.
• A rede comercial adquirida pelo ABANCA conta com 41 centros localizados na sua maioria em Lisboa e Porto.
• A operação faz parte de uma estratégia internacional do ABANCA de crescer em mercados e segmentos complementares ao seu projeto.
• A integração será concluída no primeiro semestre de 2019.
• ABANCA e Deutsche Bank tencionam estudar uma potencial colaboração comercial para Portugal.
Em 27.03.2018, o ABANCA saiu vencedor do processo formal de venda da unidade de banca de particulares do Deutsche Bank PCC em Portugal. Com esta operação o ABANCA aumenta o seu negócio internacional e ganha presença no segmento de banca de particulares e privada, áreas nas quais o Deutsche Bank PCC Portugal é especializado. Adicionalmente, o Deutsche Bank e o ABANCA acordaram estudar futuramente uma potencial colaboração comercial em Portugal. A compra permite ao ABANCA uma melhoria de 5.0% da margem de intermediação e um aumento de 20% em comissões. O ABANCA contou com o apoio da Clifford Chance como assessor jurídico e do Nomura como assessor financeiro. O Deutsche Bank PCC Portugal conta com uma carteira de crédito de 2.400 milhões de euros, 1.000 milhões em depósitos e 3.100 milhões de euros em ativos sob gestão, números que elevam o volume de negócios para 6.500 milhões de euros. A equipa que gere o negócio em Portugal de cerca de 50.000 clientes é composta por 330 colaboradores e 100 agentes externos. A operação faz parte da estratégia internacional do ABANCA de crescer em mercados e segmentos complementares ao seu projeto.
Alta complementaridade geográfica e comercial
O interesse e a oferta do ABANCA pela compra do negócio e operação do Deutsche Bank PCC Portugal responde a uma análise pormenorizada que evidencia a possibilidade de ampliar a área geográfica de influência e capacidade comercial do ABANCA. A aquisição que hoje se assinou permitirá ao ABANCA reforçar a presença em Portugal (quatro balcões até à data) e permitirá melhorar a sua capacidade para negócios estratégicos para a entidade, como a banca de particulares e privada. Os 41 balcões que passarão a formar parte da rede ABANCA serão também um veículo para potenciar em Portugal o modelo de negócio do ABANCA, especialmente nos segmentos empresarial e de seguros.
Deutsche Bank PCC Portugal, um banco reconhecido e que se diferencia da concorrência
O Deutsche Bank PCC Portugal começou a operar no mercado português no ano de 1978 como banca de particulares e o seu principal foco está em clientes de banca privada de segmento alto e médio-alto. O foco do seu negócio está em assessorar os clientes de banca privada, com um modelo de negócio centrado na comercialização de produtos financeiros, o que o situa como líder de mercado português na colocação de fundos internacionais. O seu enfoque comercial é claramente diferente da concorrência em Portugal e responde a um modelo de negócio muito valorizado nos segmentos de banca de particulares e privada. Em 2014, foi reconhecido como o primeiro banco em Portugal em colocação de produtos estruturados. Também foi premiado como o melhor banco de aconselhamento financeiro em Portugal em 2015, 2016 e 2017 pela Global Banking & Finance Review.
Integração total no primeiro semestre de 2019
O calendário da operação de compra finalizará no primeiro semestre de 2019, uma vez obtidas todas as autorizações e concluída a integração tecnológica. A equipa de IT do ABANCA conta com grande experiência neste tipo de processos e realizou integrações similares em operações corporativas anteriores. Uma vez concluída a integração, o ABANCA reforçará a sua presença no mercado português no qual espera crescimentos positivos nos próximos anos, acompanhados de uma recuperação de emprego.
Acerca do ABANCA
ABANCA é a entidade financeira líder do noroeste de Espanha, conta com 640 balcões, 4.615 colaboradores e um volume de negócios de 65.531 milhões de euros. O ABANCA concluiu 2017, com um lucro de 367 milhões de euros, um rácio de solvência de 15,0%, um dos melhores do sistema financeiro espanhol e com um aumento de 17,6% anual da margem ordinária, é a entidade financeira espanhola com a maior crescimento de rentabilidade recorrente. A sua proposta diferenciada combina as vantagens da banca de retalho tradicional, como a atenção pessoal através de uma extensa rede de balcões, com as novas possibilidades que a digitalização oferece para operar em qualquer momento, desde qualquer lugar e através de diferentes dispositivos. O ABANCA baseia a sua atividade no conhecimento das necessidades do cliente e num catálogo de produtos e serviços especialmente simples, inovadores e transparentes. A especialização, com unidades diferenciadas para os distintos segmentos de clientes, a internacionalização, com presença em nove países da Europa e América e a responsabilidade social, com diferentes ações para fomentar a educação em valores, a cultura e o conhecimento, são outras senhas de identidade de uma entidade financeira situada entre as mais solventes do sector. Mas informação em www.abanca.com e www.abanca.pt.