Acessibilidade e Inclusão Financeira
Promovemos a acessibilidade em todos os nossos canais, aplicando os mais elevados padrões, para proporcionar um acesso sem barreiras aos nossos serviços financeiros.
No ABANCA, trabalhamos para que todas as pessoas possam aceder aos nossos produtos e serviços de forma simples, segura e autónoma. Para isso, colocamos a acessibilidade no centro da nossa estratégia e avançamos num processo de melhoria contínua para cumprir os mais altos padrões em todos os nossos canais — sejam presenciais ou digitais.
-
Web e app
Estamos a desenvolver uma app com vista à certificação pela Ilunion e continuamos a trabalhar na melhoria contínua da nossa web para cumprir com os padrões das WCAG (Web Content Acessibility Guidelines).
-
Agências
Eliminamos as barreiras e facilitamos o contacto em qualquer momento, para proporcionar uma experiência acessível a todos os nossos clientes.
Um cartão desenhado para todos
Os nossos cartões, também acessíveis. Incorporámos melhorias importantes nos nossos cartões e na carta que os acompanha, sempre com um objetivo claro: facilitar-lhe a vida e, ao mesmo tempo, cuidar do ambiente.
Estas melhorias não só cumprem a regulamentação em vigor, como também refletem o nosso compromisso com a acessibilidade e a sustentabilidade.

-
Desenho acessível e sustentável
Os nossos cartões são feitos de plástico 100% reciclado e apresentam um entalhe lateral para uma fácil utilização em ATM´s e Terminais de Pagamento. Além disso, melhorámos o contraste e o tamanho do texto.
-
Pontos táteis em braille
Acrescentámos pontos táteis em braille para que as pessoas com deficiência visual possam identificar facilmente se o seu cartão é um cartão de crédito ou de débito.
-
Informação mais simples e clara
A carta que acompanha o cartão é agora mais fácil de ler: linguagem simples, melhor formato e elementos visuais que o ajudam a encontrar o essencial num instante.
Acessibilidade na web e app
Tanto a web como a app do ABANCA seguem as diretrizes da legislação nacional e internacional (WCAG 2.0 Nível AA) para cumprir estes padrões e garantir elevados níveis de acessibilidade para todos os utilizadores.
Mobile Banking inclusivo
O cuidado com os detalhes e a nossa filosofia de acessibilidade desde a conceção tornam a nossa app intrinsecamente inclusiva, cumprindo os padrões mais exigentes.
Trabalhamos ainda na melhoria contínua, em colaboração com a Ilunion, para obter a certificação de qualidade em acessibilidade.

Melhora continua da web
Na web incorporámos um novo widget de acessibilidade, mais visível e sempre presente, e temos opções para navegação utilizando a tecla de tabulação.

Acessibilidade nas agências
No ABANCA, acreditamos num ambiente inclusivo, onde todos se sintam bem-vindos e valorizados. Por isso, trabalhamos para que o acesso às nossas agências seja livre de barreiras, permitindo que os nossos clientes as utilizem de forma segura e autónoma, e para oferecer um atendimento próximo, em qualquer momento.
Próximo, sem barreiras
O nosso compromisso com a acessibilidade universal também se concretiza nas nossas agências:
-
Eliminamos barreiras físicas: as nossas novas agências têm entradas amplas e interiores espaçosos, facilitando a mobilidade.
-
Apoio personalizado: os nossos colaboradores estão preparados para prestar um atendimento personalizado e adaptado às necessidades individuais de cada cliente.
