Incentivos na compra de carros elétricos: quais são?
Se está a pensar em comprar um carro elétrico, este artigo explica-lhe quais as vantagens e desvantagens bem como os incentivos fiscais. Saiba mais.
Incentivos na compra de carros elétricos: quais são?
Decerto já ouviu dizer que a mobilidade elétrica é o futuro - mas porquê?
Se procura compreender melhor quais são as vantagens e desvantagens destes veículos e quais os incentivos existentes em Portugal para comprar um carro elétrico, chegou ao sítio certo.
Contamos-lhe tudo o que precisa de saber.
Porque é que os carros elétricos são o futuro?
Práticos, confortáveis e ecológicos, os veículos movidos a eletricidade vieram para ficar.
Em vez de funcionarem com um combustível fóssil que é queimado, têm como meio de propulsão exclusiva um ou dois motores elétricos ligados a baterias, geralmente de iões de lítio.
Estas e outras características proporcionam uma experiência de condução automática, intuitiva e não poluente.
Carros elétricos: vantagens e desvantagens
Cada vez mais desejados, os carros elétricos também têm vantagens e desvantagens.
Fique a conhecer as principais.
Vantagens dos carros elétricos
Mobilidade sustentável
Numa era em que as alternativas ecológicas têm cada vez mais importância, os carros elétricos surgem como a melhor alternativa para a mobilidade. Porque não utilizam combustíveis líquidos nem funcionam através da sua combustão, os veículos movidos a eletricidade não emitem gases poluentes. Por outro lado, a energia elétrica que os alimenta pode ser proveniente de fontes ecológicas, como é o caso das energias renováveis.
Menos custos de manutenção
Os carros elétricos são daquelas aquisições que acabam por compensar o valor do investimento ao longo da sua vida útil, nomeadamente através dos custos de manutenção. Enquanto um carro movido através de combustão precisa de uma revisão a cada 15 mil quilómetros, os especialistas aconselham os 50 mil quilómetros para os veículos movidos a eletricidade. A substituição de peças também é menos frequente e menos dispendiosa, visto que o motor elétrico tem menos elementos perecíveis.
Condução suave e silenciosa
Se conduziu sempre um veículo a combustão é possível que já esteja habituado, mas a verdade é que os motores convencionais são extremamente ruidosos - pelo menos quando comparados com os motores elétricos. Os carros elétricos são mais silenciosos, permitindo uma condução mais tranquila e suave e aliviando a poluição sonora nas zonas de mais movimento. Para além disso, atingem a potência máxima logo a seguir à aceleração, dispensando a caixa de velocidades e tornando a condução mais fácil, confortável e intuitiva
Desvantagens dos carros elétricos
Valor do investimento
O preço dos carros elétricos é provavelmente o principal entrave à sua rápida propagação. Porque o seu desenvolvimento conta com tecnologias avançadas e peças de qualidade, desenhadas para durar, o preço é muito superior ao dos carros a combustão. No entanto, seguindo o aumento da produção e da aquisição, é expetável que os preços desçam.
Autonomia
Infelizmente, um carro movido a energia elétrica faz muito menos quilómetros com uma carga do que um carro convencional faz um depósito cheio. Assim, a melhor forma de evitar que a autonomia seja uma limitação é através do planeamento detalhado das viagens. Hoje em dia já existem aplicações móveis e sites que permitem identificar postos de carregamento por todo o país e até no estrangeiro de forma fácil.
Rede de carregamento limitada
Enquanto as bombas de gasolina estão espalhadas por todo o país, os postos de carregamento de veículos elétricos ainda não cobriram todo o território nacional. Assim, pode tornar-se difícil fazer viagens longas ou em zonas mais remotas do país. A solução passa, uma vez mais, por planear a viagem tendo em conta a duração da bateria e as necessidades de carregamento do veículo. No entanto, o número de postos de carregamento tem aumentado exponencialmente nos últimos anos e prevê-se que este deixe de ser um problema.
Incentivos na compra de carros elétricos
Embora sejam uma opção recheada de vantagens para o meio ambiente e para os próprios utilizadores, os carros elétricos representam um investimento. Por isso, o Governo tem um programa de incentivos financeiros de renovação anual para estimular esta mudança.
Os incentivos para comprar carros elétricos em 2021 já foram divulgados e as candidaturas já estão abertas. No que toca a particulares, serão distribuídos 700 cheques no valor de 3.000€ como apoio à compra de um veículo elétrico ligeiro de passageiros e 100% elétrico até 62.500€.
Se está a pensar em comprar um carro elétrico e poderia beneficiar deste apoio, faça já a sua candidatura ao Incentivo pela Introdução no Consumo de Veículos de Baixas Emissões: basta preencher um formulárioVocê será redirecionado para outro site no site do Fundo Ambiental. Existem ainda verbas disponíveis para empresas e para outros veículos elétricos, como é o caso das bicicletas (elétricas e convencionais), dos ciclomotores e dos motociclos.
Já se imagina a conduzir em direção ao futuro ao volante de um veículo movido a eletricidade?
Comece já a planear o seu investimento.
Se pondera comprar um carro elétrico e precisa de financiamento, não deixe de considerar o Crédito Automóvel ABANCA, uma solução de financiamento personalizável que se adapta às suas necessidades. Poderá beneficiar de um financiamento de até 90% do valor de aquisição do automóvel, seja ele novo, semi-novo ou usado.