
As melhores soluções para investir a longo prazo
Já pensou em investir a longo prazo mas não sabe quais as melhores opções? O ABANCA ajuda-o a tomar a decisão certa! Leia o artigo completo.
Já pensou em investir a longo prazo, mas ainda não deu o primeiro passo porque lhe parece tudo muito complicado ou arriscado? Não se preocupe, não é o único. É normal que tenhamos algum receio em colocar o nosso dinheiro em investimentos que não conhecemos - afinal, quem nos garante que é boa ideia ou que vai correr bem?
No entanto, ter o dinheiro parado é um dos maiores erros que podemos cometer em termos financeiros. Estamos a desperdiçar inúmeras oportunidades práticas e acessíveis de o fazer render. Como por exemplo?
Neste artigo explicamos-lhe que opções existem em Portugal e ajudamo-lo a perceber qual o melhor investimento a longo prazo para si, dependendo dos seus objetivos. Bloco de notas a postos?
Investir a longo prazo em Portugal
Se está a planear investir a longo prazo, o primeiro passo para uma boa gestão das suas finanças é constituir um fundo de emergência ou fundo de maneio. Este fundo destina-se a quaisquer necessidades urgentes a curto prazo que possa ter edeve ser o equivalente a, pelo menos, 6 ordenados mensais. Pode armazená-lo aos poucos numa conta à ordem, numa conta poupança ou numa conta a prazo, desde que possa mexer-lhe quando precisar.
Depois de construir a sua almofada de segurança, deve de analisar as necessidades financeiras de médio prazo, ou seja, fazer uma previsão de quais poderão ser os seus gastos e assim, adopta uma gestão conversadora do seu dinheiro. Por último, deverá ter em conta que para horizontes temporais superiores a 5 anos, poderá adotar uma postura mais agressiva pois terá mais tempo para acomodar e/ou recuperar de alguma volatilidade ou risco de curto prazo pois no médio / longo prazo estas são as estratégias com maior retorno. No entanto, à medida que se for aproximando do prazo limite definido (por exemplo da idade da reforma) deverá adoptar gradualmente uma gestão mais conservadora de forma a reduzir, mais uma vez, os riscos de curto prazo.
Se está a pensar em investir, fale com o/a seu/sua gestor/a para que seja aconselhado da melhor forma e perceba qual o seu perfil de risco.