7 Dicas para a Organização de Casamento.
Vai casar e não sabe por onde começar? No ABANCA damos-lhe as melhores dicas para organização de casamento!
7 Dicas para a Organização de Casamento
Vai casar, mas não sabe como começar a organização de casamento? Antes de mais, parabéns. O casamento é um dos momentos mais felizes e memoráveis da vida de muitas pessoas, e merece ser inesquecível.
É também um dos eventos mais complexos de organizar: da roupa dos noivos ao espaço, aos convidados, à decoração, ao “catering”, ao entretenimento e à fotografia, há muito para decidir e preparar.
Para facilitar o processo, temos algumas dicas de organização de casamento que vão fazer toda a diferença. Ponha-as em prática e verá que planear o seu casamento de sonho pode ser mais fácil do que imagina.
1. Planeiem a organização do casamento
A antecedência é a melhor amiga do planeamento de eventos. Quanto mais cedo começar a procurar espaços, serviços e ideias para o casamento, mais opções estarão à sua disposição. Além disso, poderá passar pelo processo com alguma calma, o que lhe permitirá desfrutar de cada momento e dedicar-se a cada pormenor. Os especialistas recomendam pelo menos 6 meses para a organização de casamento, mas poderá precisar de mais tempo. Alguns espaços para eventos, por exemplo, têm listas de espera superiores a 1 ano. Procure ajustar a data da cerimónia com a disponibilidade dos serviços pretendidos e o tempo que estima precisar para organizar tudo com perfeição.
2.Orçamentem, pesando todos os fatores
Dependendo da celebração que os novos desejam, a festa de casamento pode ser bastante dispendiosa. Por isso, é essencial garantir que o dinheiro disponível para este evento é distribuído da melhor forma. Comece por aferir qual o orçamento disponível para gastar. Depois, tendo em conta os preços praticados no mercado, distribua o valor total pelas várias categorias: convites, roupas, fotógrafo, decoração, espaço, lembranças, etc. Garanta que sobra algum dinheiro para cobrir eventualidades - mais vale prevenir.
Se precisar de algum financiamento extra para este ser o casamento dos seus sonhos, considere o Crédito Pessoal Taxa Fixa ABANCA. Criado para ajudar com despesas pessoais, como casamentos, viagens ou remodelações, pode ser a solução que falta para conseguir cumprir os seus objetivos com desafogo financeiro.
3. Definam prioridades
Tendo em conta o orçamento, decida em conjunto com o seu parceiro quais são os elementos de que não querem abdicar. Seja realizar o copo de água numa quinta específica ou contratar determinada banda para tocar ao vivo, são estes detalhes que fazem com que o evento fique na memória dos noivos. Consoante estas prioridades, será mais fácil perceber onde poderão investir menos: marcar a data para a época baixa, fazer um lanche em vez de um jantar ou criar lembranças feitas à mão são algumas das opções mais populares.
4. Façam uma “Checklist de Casamento”
Anote tudo: desde as ideias para o casamento às contratações de serviços e até aos pequenos preparativos para o casamento. Desta forma, poderão ter noção da quantidade de coisas que falta fazer, parti-las em tarefas mais pequenas e até delegar algumas delas. À medida que completar as tarefas, risque-as na checklist de casamento para encerrar tópicos e passar aos seguintes. Pode parecer simples, mas esta organização fará toda a diferença.
5. Peçam ajuda a quem já passou pelo mesmo
Os pais, os padrinhos ou os amigos que já casaram podem revelar ser ajudas diferenciadoras na organização de casamento. Porque já passaram por este processo, têm experiência e opiniões quanto ao que poderiam ter feito de forma diferente, assim como ideias para casamento que ponderam no planeamento do seu. Conhecem locais para casar, truques para poupar dinheiro e talvez até boas opções para o “catering” e o registo fotográfico. Peça-lhes conselhos, e verá queterão o maior gosto em ajudar. Se estiverem entusiasmados, pode até envolvê-los em algumas provas e escolhas.
6. Decidam o tipo de presentes de que precisam
O casamento é também uma oportunidade para direcionar os presentes dos convidados para as necessidades do casal. No modelo tradicional, os noivos recebem artigos de casa, para facilitar o começo de uma vida a dois. Hoje em dia, muitas vezes o casal já tem uma vida a dois e uma casa antes do casamento. Por isso, a opção mais comum atualmente são as doações monetárias. O casal avisa antecipadamente os convidados de que vai angariar dinheiro para uma lua de mel, uma remodelação ou um carro novo e, no dito dia, cada convidado faz uma doação.
7. Lembrem-se: a festa é dos noivos
Entre a organização de casamento e tudo o que ela implica, não é difícil os noivos colocarem os seus desejos em segundo plano. As pessoas já casadas aconselham: durante o processo, parem para pensar se estão a fazer tudo conforme querem ou de acordo com as expectativas de outras pessoas. Afinal, a festa é dos noivos e deve estar feita à medida dos gostos do casal.