Está a pensar em abrir uma conta?
Saiba quais os tipos de contas bancárias e descubra a que melhor combina consigo e se adapta às suas necessidades.
Tipos de contas bancárias e como escolher a sua
A certa altura, a gestão das finanças torna-se cada vez mais desafiante. As comissões bancárias aumentam, as despesas diárias não dão tréguas e, de repente, há dúvidas sobre se a conta atual é mesmo a melhor opção. Nestas alturas, é comum surgir a vontade de explorar outros tipos de contas bancárias, na esperança de encontrar uma que ofereça vantagens mais claras, menos custos ou até mesmo funcionalidades mais práticas e alinhadas com o ritmo de vida de cada um.
Também pode acontecer ser a primeira experiência bancária, sem qualquer referência sobre qual modalidade a escolher.
Independentemente do cenário, a vontade será perceber quais são as contas bancárias disponíveis no mercado, como funcionam e qual se ajusta às necessidades do dia-a-dia ou aos planos futuros.
Se se identifica com algumas destas situações, está no sítio certo.
Tipos de contas bancárias e as suas características
Há uma grande variedade de contas bancárias em Portugal, mas a maioria enquadra-se em alguns grupos principais. Cada um oferece benefícios específicos, adaptados a diferentes necessidades: facilidade para o dia-a-dia, incentivo à poupança, vantagens para jovens, condições especiais para quem recebe o ordenado, entre outros.
A seguir, veja um panorama dos principais tipos de contas bancárias e as suas diferenças.
Contas de depósito à ordem
A conta de depósito à ordem, também chamada de conta à ordem, é a mais comum e, muitas vezes, o primeiro passo na relação com o banco. É a modalidade que permite movimentar dinheiro com maior liberdade: fazer levantamentos em numerário, realizar transferências, receber ordenados, efetuar pagamentos de serviços, entre outras operações.
Principais características:
- Permite o acesso a cartões de débito ou até cartões de crédito, consoante as condições negociadas.
- Pode ter associadas aplicações bancárias que permitem fazer a gestão financeira através do computador, tablet ou smartphone.
- Normalmente, contempla o pagamento de algumas comissões de manutenção, que pode depender do banco e do tipo de pacote escolhido. Em muitos casos, estas comissões podem ser reduzidas ou até isentas se determinadas condições forem cumpridas (como domiciliação do ordenado ou saldo médio mínimo).
Para quem é indicada:
- Quem precisa de uma conta bancária para o dia-a-dia: receber ordenado, pagar contas, fazer compras, etc.
- Quem quer ter flexibilidade de acesso a serviços bancários e movimentar dinheiro sem restrições significativas.
- Caso o objetivo seja abrir a primeira conta ou mudar para condições mais vantajosas, analise as possibilidades de conta à ordem oferecidas pelo ABANCA, como a Conta New Life.
- Adiante, conheça outros tipos de conta à ordem.
A conta jovem foi criada para quem está a dar os primeiros passos na vida financeira, ainda sem um histórico bancário. Geralmente disponível até aos 28-30 anos, inclui comissões reduzidas ou inexistentes.
Principais características:
- Habitualmente, não tem comissão de manutenção ou possui custos reduzidos.
- Pode oferecer vantagens adicionais, como descontos em determinados produtos ou serviços.
A Conta Futuro do ABANCA, é isenta de comissão de manutenção e não há montante mínimo de abertura. Da mesma forma, tem direito a um cartão de débito gratuito (a partir dos 12 anos) e se já estiver a trabalhar, ao domiciliar o seu ordenado pode receber 350€.
Para quem é indicada:
- Menores de idade (com supervisão de um representante legal) ou jovens adultos que estão a iniciar a vida financeira.
A conta ordenado é uma variação da conta de depósito à ordem, mas com condições especiais para quem domicilia o seu salário ou pensão. É um dos tipos de contas bancárias que pode proporcionar benefícios como isenção de algumas comissões ou acesso a linhas de crédito e facilidades a descoberto com juros mais baixos.
Principais características:
- Isenção ou redução de comissões de manutenção, consoante o valor do ordenado.
- Possibilidade de ter um limite de descoberto (ou cheque especial) para emergências.
- Eventuais condições vantajosas em produtos complementares, como cartões de crédito ou seguros.
Descubra aqui todas as vantagens deste tipo de conta.
Para quem é indicada:
- Quem pretende receber o salário diretamente na conta e usufruir de condições diferenciadas.
- Aqueles que querem ter um único banco para gerir o dia-a-dia e concentrar serviços bancários.
A conta de serviços mínimos é regulamentada pelo Banco de PortugalVocê será redirecionado para outro site e foi criada para garantir o acesso de todos a serviços bancários essenciais a custos reduzidos. Assim, mesmo quem tenha rendimentos baixos ou não faça grandes movimentações, consegue ter uma conta bancária básica.
Principais características:
- Permite a realização das operações bancárias mais comuns, como levantamentos, pagamentos de serviços, transferências e a detenção de um cartão de débito.
- Tem custos de manutenção bastante reduzidos, que geralmente não ultrapassam o valor definido pelo Banco de Portugal.
- É ideal para quem não precisa de funcionalidades complexas ou não quer custear comissões mais elevadas.
Para quem é indicada:
- Quem procura apenas as operações mais simples, sem interesse em outros produtos bancários ou benefícios adicionais.
A conta bancária digital destaca-se como uma alternativa prática para quem prefere gerir tudo online em aplicações ou no online banking. Nesta modalidade, geralmente só existe acesso à banca à distância, o que significa que as operações são realizadas exclusivamente no ambiente digital.
Principais características:
- Abertura à distância.
- Facilidade para fazer transferências, pagamentos e outras operações através do Mobile Banking ou do Online Banking.
- Custos de manutenção reduzidos.
No ABANCA, encontra a Conta On&On uma conta à ordem 100% digital, destinada a novos clientes particulares, maiores de idade e residentes com nacionalidade portuguesa. Disponível como conta pacote para até dois titulares, esta oferece a possibilidade de associar crédito e investir em aplicações financeiras.
Para quem é indicada:
- Quem está sempre ligado e valoriza a praticidade de resolver tudo online.
Uma conta à ordem em moeda estrangeira é especialmente útil para quem recebe ou faz pagamentos noutra divisa, como dólares ou libras. Também apresenta vantagens para quem viaja frequentemente ou tem intenção de fazer investimentos internacionais sem ter de pagar taxas de câmbio constantemente.
Principais características:
- Saldo em moeda estrangeira (por exemplo, dólares, libras, etc.), evitando conversões de câmbio em cada transação.
- Pode estar sujeita a encargos e comissões diferentes das contas convencionais, por ser um produto mais específico.
- Ajusta-se bem a quem tem receitas ou despesas regulares numa moeda que não o euro.
Para quem é indicada:
- Profissionais expatriados, freelancers que recebam pagamentos em moeda estrangeira ou investidores que precisem de manter saldos em dólares, libras, etc.
- Quem viaja frequentemente ou que pretende minimizar custos de conversão cambial.
Conta poupança
A conta poupança funciona de maneira diferente da conta de depósito à ordem, pois foi concebida para poupar dinheiro, e não para movimentações frequentes. É comum abrir este tipo de conta para fazer depósitos mensais, criando um fundo de emergência ou uma almofada financeira para projetos futuros.
Principais características:
- A maioria destas contas tem uma remuneração (juros) sobre o saldo.
- Pode existir um prazo mínimo para manter o dinheiro depositado, ou penalizações caso se retire o dinheiro antes do prazo.
- Algumas modalidades exigem um depósito inicial ou contribuições regulares, enquanto outras são mais flexíveis.
Para quem é indicada:
- Quem quer criar uma poupança financeira ou planear objetivos a médio e longo prazo.
- Aqueles que querem começar a poupar para os filhos desde cedo. Caso esteja a considerar esta possibilidade e queira ler mais sobre este tema, encontre aqui dicas para começar.
Para quem pretende fazer o dinheiro crescer, os depósitos a prazo são uma opção a considerar. Com um período fixo de retenção, oferecem uma rentabilidade superior à da conta poupança.
Escolher uma conta bancária nem sempre é simples, mas tudo fica mais claro quando se sabe exatamente o que se precisa agora e mais a frente.
O mais importante é pensar no uso do dia-a-dia. Precisa de movimentar dinheiro com frequência ou quer algo mais voltado para poupança ou transações em moeda estrangeira? Muitas vezes, combinar diferentes tipos de conta também pode ser uma boa estratégia.
Por fim, além das necessidades individuais, há também situações em que faz sentido partilhar a conta. Nestes casos, a titularidade torna-se um fator importante a considerar.
Contas bancárias e titularidade
Além de conhecer os tipos de contas bancárias, convém perceber como funciona a questão da titularidadeVocê será redirecionado para outro site. Há basicamente duas modalidades principais, que influenciam como o saldo e as operações são geridos: conta singular e conta coletiva.
Conta singular
A conta singular é aquela que tem apenas um titular, ou seja, uma única pessoa responsável. Todas as operações são feitas por esse titular, e apenas ele pode movimentar o saldo, autorizar débitos ou solicitar cartões.
Vantagens:
-
Total controlo sobre a conta, evitando confusões.
-
Maior privacidade, já que só o titular vê as informações.
-
Ideal para quem quer uma conta individual e não pretende partilhar a gestão com outras pessoas.
Conta coletiva
A conta coletiva tem mais de um titular, o que significa que todos os titulares (dois ou mais) podem movimentar o saldo, de acordo com o regime estabelecido com o banco (por exemplo, movimentação conjunta, mista ou solidária). Esta opção tende a ser muito utilizada por famílias ou casais que desejam gerir despesas em conjunto.
-
Torna mais simples a partilha de despesas, como água, luz, renda, entre outros custos do dia-a-dia.
-
Facilita a gestão do dinheiro para quem quer ter transparência total sobre as entradas e saídas realizadas pelo outro titular.
Desvantagens:
- Exige confiança mútua, pois todos os titulares têm poderes de movimentação (se a conta for solidária).
Finalmente, na hora de definir se a conta será singular ou coletiva, a melhor escolha depende da dinâmica de cada situação: partilha de despesas do casal, divisão de responsabilidades familiares, entre outros. Em todo o caso, é uma decisão que merece atenção, para evitar contratempos futuros.
Como encontrar a conta bancária ideal para si?
Finalmente, na hora de definir se a conta será singular ou coletiva, a melhor escolha depende da dinâmica de cada situação: partilha de despesas do casal, divisão de responsabilidades familiares, entre outros. Em todo o caso, é uma decisão que merece atenção, para evitar contratempos futuros.
Avalie taxas e comissões
Para alguns perfis, as taxas de manutenção podem pesar bastante no orçamento. Em muitos bancos, essas comissões podem ser reduzidas se algumas condições forem cumpridas, como receber o ordenado na conta ou manter um saldo médio. Também há bancos que oferecem pacotes integrados, onde se paga uma comissão mensal mas com acesso a diversos serviços (cartão de crédito, transferências ilimitadas, cheques, etc.).
Primeiramente, deve-se consultar o preçário do banco onde se pretende abrir a conta bancária ou transferi-la. A maior parte dos bancos, incluindo o ABANCA, disponibiliza esta informação, permitindo assim uma comparação direta com outras instituições.
Dicas:
-
Verificar se as comissões são proporcionais ao uso que se faz da conta. Há perfis que podem beneficiar de isenção, nomeadamente estudantes ou clientes que preencham certos requisitos.
-
Saber quais são os custos de cada operação (transferências para outros bancos, levantamentos no multibanco fora da rede nacional, emissão de cheques, etc.).
-
Analisar pacotes bancários especiais, que reduzem (ou até eliminam) algumas comissões.
Analise benefícios adicionais
Para além das taxas e comissões, há vantagens que podem valer a pena. Por exemplo, um banco pode oferecer descontos em seguros ou cartões de crédito gratuitos. Através destes benefícios que se encontra muitas vezes a melhor relação custo-benefício. Afinal, saber quais são as vantagens oferecidas ajuda a escolher a instituição bancária mais alinhada com as preferências de cada um.
Considere o seu perfil e estilo de vida
A escolha da conta deve estar relacionada com as rotinas e objetivos financeiros. Para quem realiza muitas compras online pode precisar de um cartão virtual ou de limites de transação mais flexíveis. Já quem tem um perfil mais conservador e quer apenas um local seguro para receber o ordenado e pagar contas pode optar por uma conta de serviços mínimos.
O próximo passo para simplificar as suas finanças
Escolher a conta bancária certa é sem dúvidas um passo decisivo para ter as finanças em ordem. Depois de conhecer os vários tipos de contas bancárias, chegou o momento de decidir o que é mais adequado para si. Pode significar abrir uma conta 100% digital para ter mais praticidade ou ainda procurar uma conta com rentabilização para começar a guardar parte do rendimento todos os meses.
No ABANCA, existe a possibilidade de receber até 350 euros ao domiciliar o ordenado através da Campanha de Domiciliação de Ordenado. Esta é a melhor forma de simplificar as finanças e ter um banco que cuida de cada detalhe. Além de contar com um gestor dedicado, há acesso a produtos e serviços adaptados a diferentes necessidades, seja através de uma conta à ordem com vantagens, de uma solução de poupança para alcançar objetivos futuros ou de opções 100% digitais para quem prefere resolver tudo online.
Conheça as Contas do ABANCA, criadas a pensar em si e nos seus!