Tem dúvidas acerca do seu Ordenado?
Se tem questões ou dúvidas acerca do ordenado, o ABANCA vai oferecer todas as respostas. Saiba tudo sobre o seu ordenado!
Tudo o que precisa de saber sobre o seu ordenado
Parece simples, mas tem muito que se lhe diga. Entre valores brutos e líquidos, impostos e descontos, o ordenado pode tornar-se um tópico confuso para muitos.
Neste artigo, compreenda melhor as questões da remuneração, conheça os impostos e descontos que se lhe aplicam, aprenda a diferença entre ordenado bruto e ordenado líquido e perceba como fazer as contas de forma simples.
Estes conhecimentos vão ser-lhe úteis nos mais variados contextos, desde a negociação do salário à gestão do seu orçamento pessoal.
Bloco de notas a postos?
Em que consiste o ordenado?
Também referido como salário ou vencimento, o ordenado corresponde ao montante que um trabalhador recebe por um mês de trabalho. No entanto, não existe apenas um valor quando se fazem estas contas. Porque todos os trabalhadores precisam de pagar as suas contribuições ao Estado, o ordenado pode ser apresentado de duas formas:a bruta e a líquida.
Ordenado bruto e ordenado líquido: quais as diferenças?
Decerto já ouviu falar em valores brutos e valores líquidos. No que diz respeito ao ordenado, estes conceitos permitem-lhe perceber quanto é que a empresa lhe paga, quanto é descontado e quanto cai na sua conta ao final do mês.
O ordenado líquido é o valor que recebe, realmente, no final do mês. Este valor surge quando o valor do salário bruto é sujeito a impostos e descontos. Se, após um mês de trabalho, a entidade empregadora transfere 1.000€ para a sua conta como remuneração, por exemplo, então esse é o seu ordenado líquido.
O ordenado bruto é o valor do vencimento antes de quaisquer descontos ou pagamentos de impostos. É o valor que aparece nos contratos laborais, e está sempre sujeito à dedução do IRS e da Segurança Social. No salário bruto, estão a remuneração base, as comissões, os subsídios de doença e férias, o pagamento das férias, a remuneração por trabalho extra e eventuais bónus.
É também importante compreender que os descontos diferem para os trabalhadores dependentes e independentes. Os segundos estão sujeitos a regras específicas no que diz respeito à contribuição.
Feitas as contas, quanto vou receber de ordenado?
A partir das deduções aplicadas ao seu salário bruto, é possível calcular de forma simples quando vai receber no final do mês.
Os dois principais descontos feitos sobre os vencimentos são a contribuição para a Segurança Social, com um percentil fixo de 11% sobre o valor bruto, e o desconto na fonte do IRS, que consiste num pagamento antecipado do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares.
Esta dedução mensal do IRS faz com que o contribuinte pague o imposto em prestações, em vez de se deparar com um valor considerável no ano seguinte. O seu valor varia de acordo com a faixa salarial do trabalhador, o estado civil, a situação laboral e as características do agregado familiar. Para saber em que percentil se enquadra, consulte as Tabelas de Retenção do IRSVocê será redirecionado para outro site atualizadas anualmente pelo Governo Português.
Por fim, para perceber quanto vai receber ao final do mês, deduza os 11% de Segurança Social e o percentil de IRS que lhe corresponde ao valor do seu salário bruto. O resultado deverá ser o valor do seu vencimento líquido. Dependendo do seu contexto específico, poderão ser necessárias outras deduções.
Existem ainda outras deduções que podem ser feitas ao salário bruto, afetando o valor do ordenado líquido - estas dependem do cenário específico de cada trabalhador. Entre elas, estão os seguros de saúde ou de vida, os descontos sobre o vale de alimentação, as contribuições sociais, os planos de previdência e reforma (PPR) ou as penhoras, por exemplo. Antes de fazer as contas, garanta que considera todos os valores relevantes.
Domiciliação do ordenado
Sabia que existem várias vantagens em domiciliar o seu salário? Conheça as condições da domiciliação do ordenado do ABANCA para novos clientes . Para aproveitar esta oportunidade, basta abrir uma conta bancária para particulares connosco.
Para além disto, poderá beneficiar da isenção de despesas de manutenção da conta, durante o primeiro ano,e poderá ter a oportunidade de obter condições mais favoráveis caso peça um crédito habitação. De que está à espera para domiciliar o seu salário?
Agora que já conhece em detalhe as diferenças entre ordenado bruto e ordenado líquido e que já sabe como calcular quanto vai receber de salário, a gestão do seu dinheiro será muito mais simples e transparente. Aproveite para partilhar este artigo com quem possa precisar de aprender mais sobre o assunto!