
Linha RETOMAR
Linha de Apoio à Recuperação Económica. Uma linha de crédito específica destinada às operações de crédito em moratória de empresas viáveis que operam nos setores mais afetados pela pandemia da COVID 19.
O ABANCA, em parceria com o IPAMEI, o Banco Português de Fomento e as Sociedades de Garantia Mútua, disponibiliza esta linha de crédito específica destinada às operações de crédito em moratória de empresas viáveis que operam nos setores mais afetados pela pandemia da COVID 19, de forma a melhorar a sua liquidez.
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Finalidade
Apoiar as empresas mais afetadas pela pandemia que, terminada a moratória, não estejam em condições de retomar imediatamente as suas obrigações de pagamento. Este apoio é efetuado mediante 3 mecanismos:
(i) Reestruturação da totalidade das operações em moratória, com aumento de maturidade e atribuição de período de carência;
(ii) Refinanciamento parcial das operações em moratória;
(iii) Empréstimo adicional para cobrir as necessidades de liquidez.
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Beneficiários
Empresas de qualquer dimensão que desenvolvam, em território nacional, atividade principal num dos setores mais afetados pela pandemia (ou empresas com mais de 50% do volume de negócio de 2019 originado em empresas dos setores mais afetados) e que cumpram, cumulativamente, os requisitos indicados no Documento de Divulgação.
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Operações elegíveis
Operações de curto, médio e longo prazo para reestruturação/ refinanciamento de operações em moratória sem garantia das Sociedades de Garantia Mútua, FCGM ou Estado, ou para liquidez adicional.
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Montantes máximos de financiamento
Ver Documento de Divulgação
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Garantia Mútua
• Finalidade (i) e (iii): até 25% da exposição da operação reestruturada ou liquidez adicional concedida.
• Finalidade (ii): até 80% da exposição da operação refinanciada.
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Prazo das operações e garantias
Ver Documento de Divulgação
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Carência de Capital
Mínimo 6 meses e máximo 24 meses, desde a data de contratação da garantia mútua.
Para mais informações e condições específicas consulte o Documento de Divulgação nesta página ou contacte o/a seu/sua gestor/a de conta ABANCA.
Para saber mais...
DOCUMENTAÇÃO