Movimentos estranhos na conta?
Saiba como proteger-se e evitar dores de cabeça com fraudes bancárias.
Cartão clonado? Descubra como evitar esta fraude
Já imaginou estar a pagar o café ou a realizar uma compra online e, de repente, receber uma notificação de uma transação que não fez? Infelizmente, os casos de cartão clonado são mais comuns do que se pensa.
De acordo com o Relatório dos Sistemas de Pagamento do Banco de PortugalVocê será redirecionado para outro site, no primeiro semestre de 2023, as perdas por fraudes com cartões e transferências a crédito chegaram a 5 milhões de euros. Apesar do montante, houve uma redução em relação a 2022, graças a medidas de segurança como a autenticação forte. No entanto, o documento também mostrou que, em muitos casos de fraude com cartões, esta não foi aplicada, deixando os utilizadores mais expostos.
Estes dados reforçam a importância da adoção de certos cuidados para proteger cartões e contas. Neste artigo, explicamos-lhe como funciona a clonagem de cartões, como os burlões agem e, principalmente, o que fazer para evitá-la. Afinal, o primeiro passo para estar seguro é estar informado!
Como identificar sinais de fraude no seu cartão
A clonagem de cartão pode parecer impercetível aos olhos das vítimas, mas há cenários que podem servir de alerta.
Caixas multibanco (ATM) ou terminais de pagamento automático (TPA) com algo diferente do habitual? Pode ser mais do que uma coincidência. Dispositivos estranhos ou qualquer traço de manipulação são sinais que devem ser observados. Aparelhos como skimmers, por exemplo, conseguem copiar os dados da banda magnética do cartão, enquanto câmeras escondidas captam o PIN.
Nas compras online, como funcionam as burlas? Em alguns casos, pode ser instalado um spyware no seu equipamento (computador, telemóvel ou tablet) para capturar dados pessoais sem que perceba.
Outro tipo comum é o pharming. Trata-se de um site falso, disfarçado de página bancária ou loja online, criado para recolher informações bancárias.
Existem várias maneiras de os criminosos cometerem fraudes com cartões. Por isso, percebê-las rapidamente ajuda a evitar prejuízos e dores de cabeça.
Veja a seguir os sinais mais usuais de clonagem de cartão.
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Movimentos bancários inesperados
Ao consultar o seu extrato bancário encontrou um pagamento que não reconhece? Pequenos detalhes como este podem ser um primeiro indício de cartão clonado. Verificar os movimentos com regularidade ajuda a detetar possíveis indicadores de fraude rapidamente, seja através do home banking ou da app do banco. Quando foi a última vez que fez isto?
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Contactos suspeitos a pedir informações
Recebeu uma mensagem “urgente” que parece do banco a pedir o PIN ou o código de segurança do cartão? Cuidado! Este tipo de abordagem é muito comum em fraudes bancárias. Lembre-se: nenhuma instituição financeira vai pedir estes dados. Quando algo parecer fora do normal, não partilhe informações e contacte diretamente com o banco.
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Transações em locais desconhecidos
Estas são um forte indício de fraude e exigem atenção imediata. Identificar movimentos bancários em locais onde não esteve é um grande sinal de atividade suspeita. Para se proteger, ative as notificações e monitore periodicamente a sua conta.
Proteja o seu cartão no dia-a-dia
Pequenos hábitos no dia a dia podem ser determinantes para prevenir contratempos. Já alguma vez pensou que muitas das fraudes têm origem em simples distrações? A seguir, saiba como reduzir o risco de ter o cartão clonado.
Dicas para guardar e transportar o cartão com segurança
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Guardar o cartão bancário junto a documentos pessoais é prático, mas arriscado. Se a carteira for perdida ou roubada, quem a encontrar terá tudo o que precisa.
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Utilize carteiras com proteção RFID, pois ajudam a evitar tentativas de leitura não autorizada. Isto impede que os dados do cartão sejam clonados à distância.
Cuidados ao levantar dinheiro ou realizar pagamentos em lojas
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Ao levantar dinheiro num multibanco, é importante cobrir o teclado ao inserir o PIN. Da mesma forma, ao pagar as compras, certifique-se de que ninguém consegue visualizar ou filmar o código que está a digitar. Para garantir maior segurança, cubra o ecrã do TPA no momento da introdução do PIN.
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Escolha caixas multibanco em locais movimentados para reduzir o risco de equipamentos adulterados.
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Verifique sempre se o terminal de pagamento em lojas parece seguro e não apresenta sinais de terem sido manipulados. Se algo parecer suspeito, opte por outro método de pagamento.
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Mantenha sempre o cartão à vista ao realizar pagamentos e, como hábito, confirme o valor a pagar antes de introduzir o PIN.
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Em casos em que o multibanco retenha o seu cartão, verifique no ecrã a razão indicada. Caso não surja qualquer mensagem ou se a informação parecer suspeita, contacte imediatamente o seu banco. Em nenhuma circunstância aceite ajuda de terceiros.
Medidas simples para proteger o PIN e os dados do cartão
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A primeira coisa a fazer ao receber o cartão é eliminar o envelope com o PIN. Caso decida mantê-lo, escolha um local seguro, nunca junto ao cartão.
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Para os mais cautelosos: cubra com uma etiqueta o CVV (ou CVC) e a data de validade do cartão. Desta forma, ao efetuar pagamentos, estes dados não poderão ser vistos com facilidade.
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Não partilhe informações ou fotos.
Como manter a segurança nas compras online
As compras online tornaram-se parte do dia a dia, mas também vieram acompanhadas de novos riscos. Para comprar com segurança experimente estas dicas:
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Escolha sites confiáveis e certifique-se de que apresentam a indicação https e o símbolo do cadeado na barra do browser.
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Ative sistemas de proteção extra, como o 3D Secure, para autorizações adicionais. Caso seja cliente ABANCA, conheça aqui todas as vantagens de aderir a este serviço.
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Evite utilizar redes Wi-Fi públicas ao realizar pagamentos ou movimentos na sua conta.
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Uma outra alternativa eficaz é criar um cartão virtual de utilização única e de valor próximo ao da compra. Desta forma, é possível minimizar potenciais prejuízos em caso de incidentes.
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Pense duas vezes ao guardar os dados do cartão para compras futuras. Apesar de parecer cómoda, esta opção aumenta o risco em caso de falhas de segurança ou ataques. Inserir os dados manualmente em cada compra ajuda a proteger seus dados e a garantir pagamentos online mais seguros.
O que fazer em caso de cartão clonado?
Suspeita que o seu cartão possa ter sido clonado? Agir rapidamente faz toda a diferença. Veja abaixo quais as medidas que deve tomar:
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Solicite o cancelamento imediato do cartão através do online banking ou contacte o banco.
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Notifique a instituição financeira. Lembre-se de ter consigo os dados do cartão e da conta associada. Quanto mais detalhes conseguir fornecer, mais rapidamente o banco poderá agir. Esta etapa é fundamental, pois, a partir deste momento, a responsabilidade por quaisquer despesas futuras decorrentes de operações fraudulentas passa a ser da entidade bancária.
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Faça uma denúncia à polícia ou às autoridades judiciais portuguesas para garantir um registo oficial do incidente e em caso de eventuais investigações.
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Solicite um novo cartão e altere as credenciais dos serviços bancários associados. Desta forma, evita que dados antigos continuem em risco.
Cliente ABANCA, se está a enfrentar uma situação de cartão clonado, contacte-nos por telefone, através do número +351 21 000 13 00 ou aceda aos nossos canais de contacto.
Para mais informações sobre segurança, consulte o perfil do ABANCA segurança.