Banca à Distância
-
Para sua segurança, recomendamos que mantenha um limite mínimo para as transferências de dinheiro para outras pessoas ou bancos. Deve estabelecer um limite que lhe permita fazer as suas operações habituais e, apenas quando precisar de realizar uma operação de valor elevado, aumente esse limite pontualmente, voltando a baixá-lo no final. O limite é diário.
Para as transferências imediatas, poderá estabelecer um limite diferente, que nunca poderá ultrapassar o limite principal. Neste caso, poderá estabelecer um limite diário e por operação. Reveja as nossas recomendações de segurançaEle abrirá em uma nova janela para este tipo de transferências de dinheiro.
Onde pode fazer as alterações de limite?
Pode fazer as alterações através de três vias seguras:- No seu mobile banking: em "O seu perfil" > "Segurança". Para poder aceder a esta operação, é necessário ter a sua Chave ABANCA ativa.
- No serviço de banca telefónica: através do +351 21 000 13 00, onde será identificado com as suas credenciais. Na chamada, também usaremos os reforços de segurança.
- **Na sua agência ABANCA mais próxima: **onde utilizam a máxima segurança com os seus clientes.
Lembre-se de que o seu contrato de banca à distância estabelece umas condições particulares que incluem uns limites por defeito que nos ajudam a melhorar a sua segurança. Cada vez que modificar estes limites, tal ficará registado nas novas condições do seu contrato.
-
Para que se sinta mais seguro ao enviar dinheiro, implementámos um novo serviço que verifica os dados do destinatário (funciona no espaço SEPA).
Este serviço compara o nome que insere ao ordenar a transferência com o nome que está registado no banco da pessoa a quem vai enviar o dinheiro.
Se o nome coincidir, a operação segue o seu curso. Caso contrário, avisá-lo-emos com uma das seguintes opções para que possa rever a informação:
-
"Não pudemos verificar o destinatário": Houve um problema técnico ao fazer a verificação. Recomendamos que reveja bem os dados do destinatário e, se confirmar que está tudo correto, pode optar por continuar.
-
"O destinatário não parece correto": O nome que inseriu não coincide com o que consta no banco da outra pessoa. É muito importante que contacte o destinatário para confirmar os dados antes de continuar.
-
"Reveja o nome do destinatário": O nome que inseriu é muito semelhante ao que o beneficiário tem, mas não é exato. Mostrar-lhe-emos o nome que consta no banco destinatário, para que o reveja e, se confirmar que está correto, o aplique e possa prosseguir com a transferência.
É fundamental que faça estas verificações, pois se autorizar a transferência, o dinheiro poderá acabar numa conta cujo titular seja uma pessoa diferente da que deseja. Além disso, só se tiver realizado corretamente este passo terá direito a usar o nosso serviço de "pedido de devolução", que o ajudará nas diligências necessárias para recuperar o seu dinheiro nos casos em que seja possível (p.ex., numa transferência normal, se se enganou no valor enviado e a transferência ainda não saiu do banco).
Se precisar de ajuda ou esclarecimentos adicionais contacte-nos através do +351 21 000 13 00, segunda a sexta feira das 8h30 às 20h00, exceto feriados.
Nota: O serviço de verificação do destinatário é realizado seguindo a atual regulamentação europeia em matéria de transferências.
-
-
Se precisar de enviar dinheiro de forma imediata para uma conta de outro banco aderente a este serviço no espaço SEPA (países da UE, Islândia, Liechtenstein, Noruega, Mónaco, São Marino e Suíça), pode selecionar a opção de transferência imediata na sua aplicação.
No entanto, antes de a solicitar, deve ter em conta que:
- Por ser uma transferência imediata, a execução será instantânea, o que dificultará a recuperação dos fundos caso se engane em algum dado, duplique o pedido, etc.
- Nunca deve fazer este pedido se alguém o tiver contactado por telefone e o estiver a pressionar para a fazer com urgência. É possível que se trate de uma fraude e não poderá reverter a operação.
- As transferências SEPA não imediatas têm um prazo máximo de execução de 1 dia útil a partir da emissão e são muito céleres.
Por tudo isto, recomendamos-lhe que utilize as transferências normais, que além disso dispõem do serviço de pedido de devolução através da sua banca telefónica e com as suas credenciais, através do número de telefone +351 21 000 13 00 (em Portugal ou no estrangeiro), dias úteis entre as 08h30 e as 20h00. Se a operação não tiver saído do nosso banco, poderemos anulá-la; e se já tiver chegado ao destinatário, iniciaremos um procedimento interbancário para solicitar a devolução ao beneficiário.
Se precisar de realizar uma transferência imediata de forma pontual, tenha em conta que a ativação desta opção afetará todas as suas futuras transferências. Se não precisa que todas as suas operações sejam instantâneas, aconselhamos que, pelos motivos de segurança expostos anteriormente, desative novamente a opção de transferências imediatas.
- Por ser uma transferência imediata, a execução será instantânea, o que dificultará a recuperação dos fundos caso se engane em algum dado, duplique o pedido, etc.
-
O SPIN é uma funcionalidade de identificador para derivação da conta (proxy lookup/alias), que permite aos utilizadores de serviços de pagamento iniciarem transferências, a crédito e imediatas, indicando o número de telemóvel ― no caso de o beneficiário ser uma pessoa singular ― ou o número de identificação de pessoa coletiva (NIPC) ― no caso de o beneficiário ser uma pessoa coletiva.
Pode enviar dinheiro sem ter o SPIN ativo, mas para receber tem de fazer a ativação.
Está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.
-
É um sistema inovador de verificação de identidade baseado na tecnologia de chave de acesso, também conhecida como Passkey, concebido para aumentar a sua segurança, mantendo a mesma experiência de utilizador.
As Passkeys utilizam o método de desbloqueio do seu dispositivo pessoal (o seu rosto, impressão digital ou PIN) para validar transações importantes e proteger as suas informações confidenciais. São completamente privadas, uma vez que os seus dados biométricos permanecerão exclusivamente no seu dispositivo e nunca serão partilhados com terceiros.
Passkey é um novo padrão de verificação de identidade criado pela FIDO Alliance e pelo World Wide Web Consortium. Proporciona o mais elevado nível de proteção, permitindo-lhe confirmar a sua identidade de forma segura, sem necessidade de introduzir palavras-passe de uso único.
-
É fundamental ter a sua morada atualizada para garantir que recebe toda a correspondência importante enviada pelo ABANCA, tais como cartões, comunicações legais ou outros documentos relevantes.
-
Ao ter a sua Chave ABANCA ativa, caso se veja envolvido numa tentativa de phishing e forneça as suas chaves a cibercriminosos, será mais difícil que se façam passar por si, pois é necessário que verifique a sua identidade com a sua Chave ABANCA, a qual só é acessível através do método de desbloqueio do seu dispositivo (o seu rosto, impressão digital ou PIN).
-
Em dois passos simples - não demora mais de um minuto!
Abra o seu Mobile Banking e aceda à secção Segurança a partir do seu perfil.
Selecione Chave ABANCA e siga as instruções para concluir a ativação.
-
Para ativar a Chave ABANCA, o sistema operativo do seu telemóvel deve ser iOS 16, Android 9 ou posteriores. Além disso, deve ter um sistema de bloqueio no seu telemóvel.
Quando não puder usar a impressão digital, reconhecimento facial ou padrão, a Chave ABANCA pedirá o código de acesso do seu dispositivo ou a palavra-passe do sistema para autenticar as credenciais.
Em breve, iremos implementar a Chave ABANCA noutras plataformas, como no Online Banking.
-
A proteção avançada dá-lhe mais controlo sobre a sua segurança. Ao ativá-la, será solicitada a sua Chave ABANCA quando fizer uma transferência de dinheiro, um pagamento ou qualquer outra operação importante.
Isto significa que, nestes casos, será sempre pedido que confirme a sua identidade através do método de desbloqueio do seu dispositivo (o seu rosto, impressão digital ou PIN).
-
Pode aceder às suas Chaves ABANCA a partir da secção de Segurança do seu perfil.
Aqui, poderá consultar as que tem ativas, criar novas ou desativar as que já não utiliza.
-
A sua conta permanecerá segura, pois o ladrão não poderá aceder ao seu dispositivo sem o método de desbloqueio que configurou (o seu rosto, impressão digital ou PIN).
A sua conta permanecerá segura, não será possível aceder ao seu dispositivo sem o método de desbloqueio que configurou (o seu rosto, impressão digital ou PIN).
Poderá sempre aceder às suas chaves de acesso a partir de qualquer outro dispositivo associado à sua conta Apple ID ou Google ID para recuperá-las ou apagá-las. No caso de não ter essa configuração, consulte as recomendações de segurança da Apple e do Google.
Neste caso, é importante que entre em contacto connosco o mais rapidamente possível para que possamos continuar a manter a sua conta protegida.
-
O ABANCA respeita a privacidade dos seus clientes. Ao criar a chave de acesso, permite que, para realizar algumas operações, se verifique a sua identidade. Para isso, solicita-se ao dispositivo que valide a identidade através do sistema de desbloqueio configurado (rosto, impressão digital ou PIN). O PIN ou dados biométricos são armazenados apenas no dispositivo, não serão partilhados com terceiros.
Encontre mais informações sobre o tratamento dos dados na Política de Privacidade de Aplicações Móveis.
-
O número de Utilizador é o seu número de identificação (B.I. ou C.C.). Se precisar de ajuda para aceder ao serviço de Banca à Distância poderá contactar a linha de apoio do ABANCA através do contacto: +351 21 000 13 00 (em Portugal ou no estrangeiro), dias úteis entre as 08h30 e as 20h00.
-
A adesão ao serviço pode ser solicitada em qualquer um dos balcões do ABANCA e é feita de imediato. Só tem que assinar a documentação necessária e ser-lhe-á atribuido um número de utilizador e um PIN.
Se ainda não sabe onde pode encontrar um balcão ABANCA consulte a nossa lista de balcões e dirigir-se ao que lhe for mais próximo.
A adesão ao serviço de online banking é segura e todas as operações bancárias que efectuar exigem a adição de um código de segurança.
Se necessitar de mais informações poderá sempre falar com o/a seu/sua gestor/a de conta que lhe explicará tudo no momento da adesão a este serviço. Se ainda tem dúvidas sobre o que é o Online Banking, consulte a seguinte página respetiva aqui.
-
Temos todo o gosto em desbloquear o seu acesso no imediato, bastando para tal ligar para a linha de apoio do ABANCA através do contacto: +351 21 000 13 00 (em Portugal ou no estrangeiro), dias úteis entre as 08h30 e as 20h00.
-
O limite diário de operações, por razões de segurança, é ajustado pelo seu Gestor aquando da contratação do serviço. Contudo, caso pretenda posteriormente a alteração do limite pré-definido, poderá solicitá-lo igualmente junto do seu Gestor de Conta.
-
Teremos todo o gosto em proceder à emissão de um novo PIN. Solicite-o através do telefone +351 21 000 13 00 (em Portugal ou no estrangeiro), dias úteis entre as 08h30 e as 20h00. Em alternativa pode também solicitá-lo em qualquer um dos nossos balcões em Portugal.
-
Para poder aceder às contas em ambos países necessita de contratar este serviço em cada um deles, já que funcionam com acessos distintos.
Para contratar o serviço da Banca Eletrónica de Espanha pode aceder através de internet www.abanca.comVocê será redirecionado para outro site ou através do número de telefone: 0034 981 910 534 entre as 8h00 e às 20h00.
-
Pode conectar-se à Banca à Distância do ABANCA: Instalando no seu telemóvel ou tablet, a APP de Mobile Banking do ABANCA para Android e iOS; conectando-se ao www.abanca.pt ou contactando o +351 21 000 13 00 (em Portugal ou no estrangeiro), dias úteis entre as 08h30 e as 20h00. Será necessário introduzir o seu número de “Cartão de Cidadão” e o seu código PIN. Se não tem o PIN, poderá solicitá-lo junto do seu balcão ABANCA.
-
Sim, os códigos de acesso são os mesmos. Para utilizar a Banca no telemóvel, apenas tem de instalar a aplicação no seu smartphone. Poderá também fazê-lo a partir da AppStore do seu telemóvel (Apple, Android) procurando por ABANCA Portugal.
-
A principal vantagem é que deixará de receber cartas na sua morada. Terá à disposição todos os comprovativos e extratos na sua Banca à Distância e Mobile Banking. Poderá consultá-los ou imprimi-los sempre que precisar.
-