O período de carência é obrigatório em todos os seguros?
Saiba todas as informações sobre o período de carência dos seguros.
Com uma importância cada vez mais significativa, os seguros são uma ferramenta indispensável para a nossa segurança, conforto e bem-estar. Se tem estado a informar-se sobre o tema ou a pesquisar qual o melhor seguro para si, é provável que se tenha deparado com o conceito “período de carência”, presente em grande parte das ofertas do mercado.
Afinal, o que é o período de carência? Para que serve? Existe algum seguro sem período de carência?
Neste artigo, damos-lhe algumas luzes sobre a forma como funcionam os seguros de saúde e os períodos de carência. Fique a conhecê-los para que possa conduzir melhor a sua pesquisa e tomar decisões mais informadas.
Como funcionam os seguros de saúde?
O seguro de saúde é uma proteção que o ajuda a fazer face às despesas de saúde (as regulares e as imprevisíveis). Mais do que uma prevenção, é uma garantia de bem-estar e segurança com um papel importantíssimo na vida dos indivíduos e das famílias. Por norma, o segurado paga à seguradora para que fique responsável pelos gastos relacionados com os cuidados de saúde previstos na apólice. Desta forma, o segurado poderá obter os cuidados de que necessita a um valor mais acessível.
Cada seguro de saúde disponível no mercado oferece coberturas diferentes. Algumas das mais comuns são a assistência médica, as urgências, os check-ups médicos, o serviço de ambulância e as despesas de hospitalização. Existem também coberturas opcionais que o segurado pode escolher adquirir, como por exemplo os partos, os medicamentos ou as doenças graves, entre outras.
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O que é o período de carência?
Quando contratamos um seguro de saúde, precisamos de aguardar determinado período de tempo para que a seguradora possa validar todas as informações, coberturas e garantias. A este período de tempo chama-se período de carência: durante ele, o segurado encontra-se em espera, não podendo usufruir dos benefícios do seguro até à aprovação e ativação definitivas.
O período de carência existe para salvaguardar as seguradoras, uma vez que os seguros de saúde são investimentos a longo prazo que não devem ser contratados no momento da emergência, mas sim como prevenção para o futuro. Deste modo, as seguradoras conseguem evitar situações de fraude ou aproveitamentos de clientes que pretendam contratar o seguro para cobrir despesas de saúde previstas e cancelá-lo a seguir.
Não existe uma regra universal para o período de carência - ele varia consoante o seguro de saúde e até dentro de um mesmo seguro. Ou seja, cada tipo de cobertura do seguro pode ter um período de carência diferença. A título de exemplo, a cobertura de parto poderá ter um período de carência mínimo de 9 meses enquanto a cobertura de hospitalização terá 6 meses. Isto acontece para garantir que a necessidade médica não é prévia à contratação do seguro. Se este for o caso, o segurado deve informar-se sobre condições, preços e coberturas específicas para a sua situação.
Existem seguros sem período de carência?
O período de carência não é obrigatório em todos os seguros. Existem seguros de saúde que podem ser ativados sem este tempo de espera - no entanto, são raros e pode ser difícil encontrá-los. Esta é uma prática comum em produtos desenhados para o uso imediato, como é o caso de alguns cartões de saúde que oferecem acesso e cobertura de despesas em entidades parceiras da seguradora em causa.
Por outro lado, alguns seguros de saúde têm a exclusão do período de carência como cobertura opcional - nestes casos, o segurado contrata uma cobertura extra para que o seguro possa ser ativado imediatamente, mediante uma avaliação. No entanto, esta opção não está disponível em todos os seguros do mercado.