Cuidados a ter ao comprar carro em segunda mão
Descubra os cuidados essenciais ao comprar carro em segunda mão: verificação do histórico, inspeção mecânica e dicas para evitar fraudes.
Quais os cuidados a ter ao comprar carro em segunda mão?
Apesar de os preços de venda serem mais convidativos, é necessário ter muita atenção quando decide adquirir um carro em segunda mão.
Ao contrário do que acontece com um carro novo, um automóvel em segunda mão já tem uma história para contar que, por vezes, pode estar recheada de sinistros e até ilegalidades.
Para que o barato não lhe saia caro, antes de comprar carro em segunda mão, tome nota dos nossos conselhos.
Conselhos e cuidados a ter ao comprar carro em segunda mão
Se a decisão está tomada e quer mesmo comprar carro em segunda mão, tenha sempre as seguintes dicas em mente:
Faça uma avaliação do exterior, interior e partes mecânicas do carro usado
A avaliação de carros usados é condição sine qua non (condição indispensável) para uma compra bem-feita e sem surpresas.
Durante esta avaliação, procure fazer uma inspeção profunda não só do exterior do carro, mas também do seu interior e das componentes mecânicas e elétricas. Para ajudá-lo nesta tarefa, leve sempre um mecânico consigo.
Entre outras coisas, nesta avaliação de carros usados procure:
-
Estar atento a pontos de ferrugem nas portas, capô, mala, moldura dos vidros e guarda-lamas;
-
Verificar diferenças de tom na pintura e sinais de reparação, pois isso pode indicar que a viatura já sofreu acidentes;
-
Verificar a condição e piso dos pneus. Caso note um desgaste irregular nos pneus, é sinal de que o carro pode ter a direção desalinhada ou problemas na suspensão;
-
Abrir o capô e verificar se existem fugas de óleo no motor;
-
Examinar e testar o travão de mão;
-
Verificar o estado dos estofos e ajuste dos bancos, bem como a funcionalidade da abertura dos vidros, painel de instrumentos, limpa para-brisas, rádio e iluminação interior;
-
Testar a caixa de velocidades com o carro desligado de modo a perceber se existem folgas;
-
Pressionar o pedal do travão 20 segundos para verificar se a pressão inicial se mantém. Se isso não acontecer, é provável que exista uma fuga de óleo no circuito.
Faça sempre um teste drive antes de comprar carro em segunda mão
A melhor forma de perceber se o carro em segunda mão que pretende adquirir se encontra em boas condições é, sem sombra de dúvidas, fazer um test drive.
Além de lhe permitir perceber qual o desempenho da viatura em estrada, o test drive vai ajudá-lo a identificar problemas no motor, direção, suspensão e sistema de travagem.
Por exemplo, caso queira perceber se o motor está a gastar demasiado óleo (algo muito usual em carros a gasóleo antigos), observe o fumo que sai do escape. Caso este seja negro, já sabe que a resposta é afirmativa.
Já se notar vibrações suspeitas ou um ruído forte vindo do motor, isto poderá indicar que a correia de distribuição está mal apertada/em mau estado.
Investigue o histórico do carro
Como referimos na introdução a este artigo, um carro usado já apresenta um histórico que, não raras vezes, não é muito simpático ou até legal.
Assim, de modo a evitar surpresas desagradáveis, pode pedir o histórico de inspeções, sinistros e títulos de propriedade do automóvel em questão numa Loja do Cidadão, num balcão do IRN (Instituto de Registos e Notariado) ou numa Conservatória do Registo Automóvel.
Para este efeito, basta que forneça a matrícula da viatura e pague 7 euros.
Se já fez algum tipo de pesquisa na internet sobre carros usados para venda, por certo já encontrou anúncios em que o informam de que a viatura não tem documentos. Tenha muito cuidado quando isto acontecer, já que pode indicar que o carro em segunda mão tem os documentos apreendidos pelas autoridades ou foi roubado.
Caso queira colher mais informações sobre o carro usado, aconselhamos a que utilize o NIV (número de identificação do veículo).
Depois de introduzir o NIV numa das muitas plataformas que pode encontrar facilmente na Internet, terá acesso a dados sobre todos os acidentes que a viatura sofreu, quais as consequências, número de quilómetros reais, dados técnicos e até fotografias do carro.
Procure comprar carro em segunda mão a profissionais
Para procurarem e comprarem um carro em segunda mão, muitos consumidores fazem-se valer de pessoas conhecidas e marketplaces online.
Apesar de poder ser mais fácil encontrar e até negociar o preço de um carro usado com um particular, a verdade é que isto tem inúmeras desvantagens para si.
Além de não ter direito a garantia, ao comprar a um particular terá de acreditar na palavra do vendedor quanto às condições do veículo.
Ao invés, se decidir comprar carro em segunda mão a um stand, terá direito a garantia, certificado de que o carro se encontra em boas condições mecânicas e, em alguns casos, até acesso a retoma.
Atenção aos documentos do carro
Antes de finalizar a compra, tome atenção aos documentos do carro, nomeadamente o DUA (Documento Único Automóvel), a Certidão Permanente do Registo Automóvel, a Ficha de Inspeção do Carro e a Certidão Comprovativa de Pagamento do IUC.
Através destes documentos vai poder, entre outras coisas, perceber quem é o proprietário, qual a situação jurídica da viatura e se as inspeções e o pagamento do IUC estão em dia.
Nesta rubrica, cabem ainda os documentos para comprar um carro se decidir pedir um crédito. Entre eles, por norma, ser-lhe-ão pedidos:
-
B.I., Cartão de Cidadão ou Passaporte;
-
Última declaração de rendimentos e respetiva nota de liquidação;
-
Últimos três recibos de vencimento e comprovativo do vínculo laboral;
-
Comprovativo de morada (fatura de eletricidade, gás ou água);
-
Fatura pró-forma com identificação do automóvel usado.
Como financiar a compra de um carro em segunda mão?
Caso decida prosseguir para a compra do carro em segunda mão, mas não queira mexer no seu fundo de maneio, o nosso conselho é para que procure um crédito automóvel, uma solução de crédito pessoal com finalidade especifica que lhe garante acesso a montantes, prazos de reembolso e taxas de juro mais competitivas do que um tradicional crédito pessoal sem finalidade.
Po exemplo, no caso do crédito Auto Abanca, vai poder usufruir, entre outras coisas, de montantes de financiamento entre os 2250 euros e os 75 mil euros, prazos de reembolso até 120 meses e taxa fixa (prazo de pagamento mínimo de 3 meses) ou taxa mista (prazo de pagamento mínimo de 24 meses). Tudo isto sem necessidade de apresentar documentos a comprovarem a reserva do carro usado e ainda com a possibilidade de juntar um seguro automóvel para clientes ABANCA adequado às suas necessidades.