Em 2022, Comprar Carro: Novo ou Usado?
Está a pensar comprar um carro mas não sabe se quer investir num carro novo ou usado? O ABANCA mostra-lhe prós e os contras. Faça a escolha acertada!
Em 2022, Comprar Carro: Novo ou Usado?
Está a considerar comprar um carro, mas não sabe por onde começar? Uma das primeiras grandes questões a considerar está relacionada com o estado do automóvel. Enquanto comprar um carro novo pode ser apelativo por várias razões, existem vantagens distintas em comprar um carro usado. Continue a ler para perceber qual das duas opções se adequa melhor aos seus desejos e prioridades!
Vantagens e desvantagens de comprar um carro novo
Quem escolhe comprar um carro novo está, regra geral, a pensar na facilidade de ter um carro saudável e na garantia de fábrica. Um veículo novo não deverá ter problemas nos seus primeiros anos, mas, caso tenha, o vendedor terá de se responsabilizar sem encargos para o comprador - desde que a garantia esteja em vigor. Isto faz com que os custos de manutenção nos primeiros anos sejam reduzidos. Prático, não é?
Outro motivo apelativo para a aquisição de um automóvel novo está relacionado com a evolução dos automóveis e com as opções de personalização. Os veículos mais recentes têm a vantagem de estar equipados com tecnologias novas e funções otimizadas, permitindo, entre outros, um menor consumo e menores emissões de CO2.
Os carros elétricos começam também a ser uma escolha popular de quem quer comprar carro. Práticos, económicos e ecológicos, proporcionam uma experiência de condução suave e têm custos de manutenção inferiores. Fique também a saber que, ao comprar um carro 100% elétrico novo, pode beneficiar de um incentivo financeiro do Governo Português.
Comprar um carro novo pode não ser a melhor opção para si, no entanto, se a ideia de um investimento inicial muito superior não lhe faz sentido. Os veículos novos custam até duas vezes mais que os usados, e a sua desvalorização começa imediatamente, de forma acentuada, assim que são comprados.
Vantagens e desvantagens de comprar um carro usado
A principal vantagem de comprar um carro usado prende-se com questões económicas. Um carro usado pode custar até metade do que valeria se estivesse novo. Além disso, ao optar por um carro em segunda mão, não tem de pagar o ISV (Imposto Sobre Veículos). O valor a pagar é aquele que for acordado entre o comprador e o vendedor do automóvel. Pode ainda acrescer o pagamento da alteração do registo automóvel, caso não seja contemplado na quantia acordada. Deve também ter em conta os custos de manutenção e inspeção, o tamanho dos pneus e o respetivo preço e o valor do IUC.
Os veículos usados têm, em princípio, um potencial depreciativo inferior aos novos. Isto significa que, ao comprar um carro usado, ele vai perder menos valor na sua posse do que aquele que um carro novo perderia. Caso volte a vender o carro, este é um fator importante a ter em conta.
Existem, no entanto, situações em que comprar um carro usado não é assim tão benéfico em termos financeiros. Alguns fatores importantes a ter em conta são a idade e estado do veículo, o tipo de combustível e a cilindrada do motor, proporcional ao gasto de combustível. Comprar um carro usado por um valor mais baixo não compensa se tiver problemas e precisar de manutenção assim que estiver nas suas mãos.
Por isso, se optar por um automóvel em segunda mão, não dispense uma revisão prévia à compra feita por profissionais. Procure também o selo de qualidade automóvel da Associação Automóvel de Portugal (ACAP), uma iniciativa desenhada para monitorizar e garantir a qualidade dos veículos em segunda mão para venda.
Carro novo ou carro usado? Afinal, qual comprar?
Não existe resposta certa para este dilema. No entanto, é provável que a melhor opção para si se tenha revelado com a leitura. Dá mais prioridade a um carro com saúde garantida nos primeiros anos ou a uma poupança significativa no momento de aquisição?
Se continua com dúvidas, fazer uma lista de prós e contras, conduzir uma pesquisa completa sobre marcas e preços ou aconselhar-se junto de quem tem experiência de compra e venda de veículos poderá ajudá-lo a perceber o tipo de compra que faz mais sentido para si.
Qualquer seja a sua escolha, lembre-se que é sempre possível negociar valores ao comprar carros, novos ou usados. Tenha também em mente que experimentar o carro antes de o adquirir pode fazer toda a diferença na sua decisão. Não se esqueça e coloque na sua lista que terá que accionar um seguro automóvel, faça algumas simulações para perceber as diferenças dos valores.