Diferença entre Cartão de Débito e Crédito
Descubra as principais diferenças entre cartões de débito e crédito. Saiba qual se adapta melhor às suas necessidades financeiras!
Diferença entre Cartão de Débito e Crédito: qual a melhor escolha para si?
Na altura de contratualizarem um cartão, muitos consumidores perguntam-se sobre qual a diferença entre cartão de débito e crédito e qual a melhor escolha.
A dúvida é legítima, afinal de contas, estamos a falar de um cartão que nos vai permitir pagar contas e levantar dinheiro, mas há algumas diferenças substanciais entre estes tipos de cartões que lhe vamos dar a conhecer a partir de agora.
Diferença entre Cartão de Débito e Crédito
Como percebemos, existem algumas diferenças entre um cartão de débito e um cartão de crédito.
A principal diferença entre cartão de débito e crédito começa, desde logo, pelo facto de, no caso de um cartão de débito, só podermos utilizar o dinheiro que temos na nossa conta, ao contrário do que sucede no cartão de crédito em que o dinheiro nos é “emprestado”.
Mas há mais, a saber sobre estes tipos de cartões:
-
Não existe cobrança de juros sobre o dinheiro gasto com um cartão de débito enquanto num cartão de crédito poderão ser são aplicados juros sobre o dinheiro emprestado;
-
Num cartão de débito, não existe a exigência de garantir uma fonte de rendimento estável;
-
Os cartões de crédito, por norma, oferecem descontos em produtos e serviços se o pagamento for sempre realizado dentro do prazo;
-
Um cartão de débito permite uma melhor gestão financeira e controlo do endividamento, mas não possuem tantas coberturas como um cartão de crédito;
-
Ao invés do que sucede num cartão de débito, com um cartão de crédito temos sempre dinheiro à disposição em caso de emergência;
-
Outra diferença entre cartão de débito e crédito está relacionada com os levantamentos com cartão de débito num ATM não careceremm de pagamento de taxas ou juros como acontece com um cartão de crédito.
Cartão de Débito ou Crédito: qual a melhor escolha?
A melhor escolha terá sempre de levar em conta as suas necessidades financeiras. Deste modo, caso necessite de financiamento para a compra de um bem ou serviço e não tem o dinheiro necessário a tal, o cartão de crédito será a escolha mais acertada.
Já se apenas quiser pagar compras e fazer levantamentos, o cartão de débito será a melhor solução, uma vez que não o obrigará ao pagamento de juros.