Tudo acerca da importância da Gestão Financeira.
A Gestão Financeira é algo fulcral para a organização da vida de todos nós. Assim sendo,com a ajuda do ABANCA, saiba tudo acerca desta gestão!
Gestão Financeira: Tudo o que precisa de saber
Lidar com dinheiro não precisa de ser difícil. Basta conhecer alguns conceitos básicos da gestão financeira para conseguir estabelecer hábitos e definir estratégias para uma relação tranquila e segura com o dinheiro.
Continue a ler para aprender como gerir as despesas mensais, como colocar algum dinheiro de parte, como fazê-lo crescer e outras boas práticas imprescindíveis para uma vida tranquila. Sim, é possível gerir o dinheirode forma a aproveitar o presente e a garantir um futuro confortável.
Pronto para tratar o seu saldo bancário por“tu”?
O que significa fazer a gestão financeira?
A gestão financeira inclui todas as ações e métodos para o controlo, análise e planeamento das atividades financeiras. Todas as entidades que lidam com dinheiro, sejam empresas ou pessoas, devem fazer uma gestão financeira adequada ao seu contexto específico. Só através dela podem controlar o dinheiro e aplicá-lo da melhor forma, seja a curto ou a longo prazo.
Por este motivo, é da maior importância aprender a gerir dinheiro assim que se começa a lidar com ele. A abertura de uma conta junto de um banco de confiança, a aquisição de um cartão e o estabelecimento de uma estratégia de organização devem estar no topo da lista de prioridades, desde o início. De seguida, damos-lhe algumas dicas para melhor lidar com estes desafios.
Como gerir as despesas mensais?
O primeiro passo para fazer uma gestão financeira eficiente é assumir o controlo do dinheiro. Isto significa saber exatamente de onde ele vem, para onde vai e decidir que destino quer dar-lhe para conseguir atingir os seus objetivos.
Por modo a ter tudo sob controlo, não há nada como gerir as despesas mensais de forma assídua e detalhada, através de um mapa de despesas mensais. Pode encontrar aplicações móveis e templates gratuitos online ou mesmo criar o seu próprio mapa, digital ou em papel. O objetivo é registar todas as entradas de dinheiro e todas as despesas que tem ao longo do mês, organizando-as por categorias. Defina quais delas são fixas, quais são imprescindíveis, quais são evitáveis e quais prevê para os próximos meses.
Este pequeno hábito vai permitir-lhe gerir o dinheiro analisando ao pormenor o que acontece a partir do momento em que cai na conta, e decidir quais as alterações que deseja fazer aos seus hábitos. Gostaria de poupar algum dinheiro para uma viagem? De gastar menos em roupa? De investir de forma segura e ponderada? Com base na análise do seu mapa de despesas e com um compromisso perante o seu futuro, poderá definir metas e estabelecer um plano à sua medida para atingi-las e ainda ter dinheiro de sobra no final do mês.
Como gerir o dinheiro que sobra?
Sabe qual é a pior coisa que pode fazer com o seu dinheiro? Deixá-lo parado. Devido ao fenómeno da inflação, o dinheiro tem tendência para desvalorizar. Imagine que guarda 1.000€ num cofre ou na sua conta bancária durante 10 anos. Daqui a uma década, esse dinheiro continuará lá, mas, devido à inflação, não conseguirá comprar com ele a mesma quantidade de bens. Deste modo, terá perdido dinheiro.
Como pode, então, contrariar esta tendência? O segredo está em usar o potencial do dinheiro e fazê-lo crescer “sozinho”, através de poupanças e investimentos com ganhos que assegurem um futuro financeiro saudável. Com as soluções de poupanças ABANCA, pode decidir qual a melhor forma de poupar e rentabilizar o seu dinheiro, ao seu ritmo e de acordo com os seus objetivos.
Ao mesmo tempo está a começar agora a pensar na gestão financeira? A Conta Futuro ABANCA, sem despesas de manutenção, MBway e cartão de débito gratuitos, é ideal para dar os primeiros passos e garantir um futuro seguro.
Por falar em futuro, nunca é cedo demais para começar a investir num PPR, o plano de poupança que visa construir uma segurança financeira para a reforma. O Plano Poupança Reforma tem vários benefícios fiscais, e pode até ser uma mais-valia caso preveja fazer um Crédito Habitação nos próximos tempos.
Se procura uma poupança que se adapte às suas necessidades a curto, médio ou longo prazo, também existem opções desenhadas a pensar em si. O Depósito Multiprazo é uma poupança a prazo flexível que lhe permite escolher o prazo mais confortável e fazer mobilizações do dinheiro a qualquer altura. É uma boa opção para a constituição de um fundo de emergência, por exemplo.