11 destinos para Férias de Verão em 2024
Descubra os melhores destinos para Férias de Verão em 2024! Explore 11 locais incríveis para relaxar e recarregar energias.
Melhores destinos para Férias de Verão
A primavera irrompeu em toda a sua força fazendo-nos começar a sonhar com o momento em que, depois de meses de árduo trabalho, podemos, finalmente, descansar à sombra de uma palmeira à beira-mar plantada.
Para já, tudo não passa de um sonho, mas se queremos mesmo desfrutar de uns merecidos dias de paz e sossego em alguns dos melhores destinos para férias de verão de 2024, é altura de começar a planear quando, como e onde o iremos concretizar.
Para já, pegue no globo terrestre e faça-o girar em busca do lugar ideal para relaxar.
O mundo é vasto e a sua beleza incomparável, mas há quem prefira destinos de praia, quem dê primazia à cultura e quem procure lugares propícios à aventura. Por essa razão, vamos dar a conhecer não um, não dois, mas onze destinos para férias de verão em 2024.
Vamos conhecê-los?

Sem qualquer ordem hierárquica, os destinos para Férias de Verão em 2024 são:
- Sumba, Indonésia
Começamos com um destino que mistura o exotismo das praias do sudoeste asiático com sustentabilidade e culturas ancestrais: Sumba.
Longe das multidões de turistas, Sumba oferece-lhe o descanso merecido e aguça a curiosidade que deve assistir a qualquer viajante através das suas frondosas florestas virgens, das suas pitorescas aldeias remotas e de alguns dos melhores spots de surf do mundo.
- Kotor, Montenegro
Aninhada numa das mais belas baias do mundo nas margens do azul-turquesa do Mar Adriático, Kotor é uma cidade que oferece ao viajante uma mescla do que de melhor a natureza tem para nos dar, em especial os seus fiordes únicos em toda a bacia do Mediterrâneo.
Acintura de muralhas que circunda a cidade é um dos seus monumentos mais extraordinários e já está incluída na lista dos locais Património da Humanidade da UNESCO.
Além da história e beleza natural, Kotor é dona de praias de tirar o folego e de uma zona histórica recheada de bares e restaurantes onde poderá conhecer a gastronomia local e vibrar com o alegre e hospitaleiro povo montenegrino.
- Tartu, Estónia
Dos quentes Balcãs, viajamos para norte em direção à elegante Tartu na Estónia.
Por norma, associamos o amor a Veneza ou a Paris, mas é na “Cidade dos Bons Pensamentos”, como é conhecida Tartu, que vamos encontrar a icónica e famosa estátua de dois estudantes a beijarem-se apaixonadamente.
Além desta enamorada estátua, Tartu, Capital Europeia da Cultura em 2024, é casa do mais importante e antigo centro universitário da Estónia, bem como do extraordinário Museu Nacional da Estónia e do Centro de Ciência AHHAA, maior museu dedicado à ciência dos países bálticos.
- Culebra, Porto Rico
As Caraíbas são muito mais do que Cuba ou República Dominicana. Às portas dos EUA, encontramos a formosa ilha de Porto Rico, lugar onde os ritmos animados da “bomba” e do “jibaro” servem de banda sonora a praias de água quente e cristalina onde o mergulho é rei.
Tudo isto junta-se, exuberantemente, no pequeno vilarejo de Culebra onde a serenidade reina e convida ao relaxamento.
- Tainan, Taiwan
A celebrar 400 anos de vida em 2024, a cidade de Tainan vai receber-nos de braços abertos e prato cheio para umas férias que tão cedo não vamos esquecer.
Falamos em prato cheio porquê? A razão é simples, Tainan é considerada a capital da street food de Taiwan. Nas ruas apertadas típicas das metrópoles asiáticas, vamos poder deliciarmo-nos, entre outras coisas, com as tradicionais sopas de carne de vaca e apetitosas omeletes de ostras.
Reforçar o estomago será de extrema importância para termos a força necessária para partirmos à descoberta da fabulosa paisagem natural do Tsao Shan Moon World, dos muitos templos antigos que pontuam a região e dos espetaculares pores-do-sol sobre quintas de sal.
- Albânia
Os Balcãs são uma região repleta de segredos que, pé ante pé, o mundo vai descobrindo. O último deles é a Albânia, país que viveu sob um regime comunista até o início dos anos 90 e que, até há bem pouco tempo, era apenas conhecido pelo assombroso número de bunkers por km2 que detinha.
Contudo, a Albânia é muito mais do que bunkers ou relíquias do período em que Enver Hoxha governava o país com pulso de ferro. Das aldeias montanhosas que pontuam o interior do país até às fabulosas praias da sua costa adriática, muito há para ver e para conhecer na bela e resiliente Albânia.
- Açores
Às vezes, o paraíso está mais perto do que julgamos. Longe das multidões de turistas e da costa portuguesa, encontramos o magnífico e verdejante arquipélago dos Açores.
Desde as lagoas que convidam a mergulhos e lendas, passando pelos apetitosos cozidos das Furnas e acabando no topo do Pico com um vinho das estranhas vinhas da ilha com o mesmo nome, os Açores são um repositório de beleza natural e bem receber.
- Fujairah, Emirados Árabes Unidos
Fujarah é um dos menos conhecidos dos sete emirados que compõe os Emirados Árabes Unidos, mas nem por isso o menos deslumbrante.
Atravessado por impressionantes cadeias montanhosas que vão desaguar em praias imaculadas, Farujah oferece-nos um vislumbre daquilo que seriam os EAU se o petróleo nunca tivesse sido explorado, isto é, natureza quase intocada e uma atmosfera autêntica e pacífica.
- Uzbequistão
Terminamos com uma visita a um dos locais que mais fizeram sonhar quem se deliciou com “As Mil e Uma Noite”: o Uzbequistão.
Local de passagem da mítica “Rota da Seda”, este país da Asia Central é um verdadeiro banho de história e cultura milenar. Dos antigos canatos até à União Soviética, é impressionante a forma como o povo usbeque preservou a arquitetura de fabulosos monumentos como o mausoléu de Shah-i-Zinda, em Samarcanda, ou a cidadela Itchan Kala em Khiva, coração da Rota da Seda.
Para além de tudo isto, aconselhamos uma visita à aldeia montanhosa de Sentob que, recentemente, foi adicionada à lista das "Melhores Aldeias Turísticas" da UNESCO devido ao seu trabalho em prol do desenvolvimento sustentável e, se possível, um périplo pelo Kyzyl Kum, deserto de areias vermelhas situada perto da cidade e antigo canato de Bukara.
Como planear férias 2024?
Todas as viagens começam, necessariamente, com a marcação de férias. Após a negociação em família sobre qual a melhor altura para as férias 2024, é altura de passar à escolha do destino. Como vimos anteriormente, existem destinos para férias de verão para todos os gostos, mas, apesar do vasto leque de escolha, terá sempre de abrir os cordões à bolsa.
Neste caso, se não pretende tocar nas suas poupanças, o nosso conselho passa por contratualizar um cartão de crédito, tais como o cartão de crédito Silver e cartão de crédito Gold do ABANCA, uma vez que esta solução financeira não só lhe vai permitir obter o financiamento de que necessita para comprar os bilhetes de avião e pagar a estadia, como lhe permite usufruir de seguros de viagem e uma série de outras vantagens.
Pode também optar por outra solução de crédito, como o Crédito Pessoal do ABANCA , que para além de o ajudar a realizar as suas férias de sonho, pode ajudá-lo também a concretizar outros projetos pessoais há muito adiados.
