O que deve saber antes de fazer obras em casa
Descubra as principais dicas antes de fazer obras em casa no nosso guia. Planeie com sucesso e evite surpresas durante a remodelação.
O que deve saber antes de fazer obras em casa
Se quer melhorar a eficiência energética da sua casa ou dar-lhe uma nova cor, mas não sabe por onde começar a preparar estas obras, veio ao sítio certo.
Fazer obras em casa não tem de ser um bicho-de-sete-cabeças. Com organização e as escolhas certas, todo o processo logístico que envolve fazer obras em casa pode ser simplificado bastando, para isso, tomar notas das dicas que lhe deixamos neste guia.
Aceita esta empreitada?
Guia para fazer obras em casa
1º Realizar um levantamento das obras
2º Criar/pedir orçamentos para obras
3º Modere o “faça você mesmo”
4º Conseguir financiamento
5º Perceba se vai necessitar de licença camarária para as obras
6º Avise os seus vizinhos
Quando a necessidade aperta e a casa pede obras, a primeira coisa a fazer é:
1º Realizar um levantamento das obras
Pare e observe a sua casa. Precisa de substituir as janelas ou o telhado? Colocar capoto nas paredes? Pintar?
Tente perceber do que é que a sua casa precisa de modo a evitar ter de andar sempre a fazer obras. Para além disso, pense a fundo na estética que gostaria de encontrar depois de efetuadas as obras, já que isto será de extrema importância quando tiver de pedir um orçamento e/ou contratar profissionais da construção civil.
2º Criar/pedir orçamentos para obras
Se não tem experiência ou conhecimento na área da construção, aconselhamos a pedir orçamentos para obras a profissionais.
Com base nas suas necessidades e na “nobreza” dos materiais escolhidos, estes especialistas irão dar-lhe uma ideia mais concreta do financiamento que terá de pedir para realizar as obras em casa.
No sentido de diminuir os custos e obter uma melhor relação preço-qualidade-tempo de execução, procure fazer um estudo de mercado junto de diversos empreiteiros e profissionais do ramo da construção.
3º Modere o “faça você mesmo”
Apesar da queda dos portugueses para o desenrasque, é sempre mais seguro entregar a obra a profissionais, especialmente se estamos a falar de alterações estruturais no edifício ou no sistema elétrico.
Assim, a não ser que tenha formação profissional em eletricidade ou engenharia civil, deixe as obras em casa a cargo de quem percebe, efetivamente, do assunto, como é o caso de arquitetos, eletricistas ou carpinteiros.
4º Conseguir financiamento
Infelizmente para as nossas carteiras, as obras em casa têm sempre um custo. Se não tem um fundo de maneio recheado, a melhor coisa a fazer para conseguir o financiamento de que necessita para levar a cabo as obras é procurar um crédito que se adeque ao que precisa.
Por exemplo, imagine que encontrou um excelente negócio para a compra de uma casa e está a pensar comprá-la. Apesar de ir ao encontro das suas necessidades e da sua família, esta casa precisa de obras.
Neste sentido, mais do que um crédito habitação, vai precisar de um crédito multiopções como aquele que o ABANCA oferece.
Na prática, além de financiar a compra da sua nova casa, este crédito hipotecário vai ajudá-lo a financiar finalidades conexas, como é o caso da compra de móveis e eletrodomésticos, despesas de aquisição e, claro está, na execução de obras de requalificação da habitação em causa.
Par além de poder escolher entre uma taxa de juro fixa ou mista, este crédito multiopções do ABANCA oferece 60% do menor dos valores de avaliação ou aquisição/construção (incluindo o montante do crédito habitação) e a possibilidade de contratar, durante a vigência do contrato de crédito, qualquer um dos produtos que permitem a bonificação.
5º Perceba se vai necessitar de licença camarária para as obras
Quando fazer obras em casa produz alterações estruturais no edifício, obriga à colocação de andaimes na via pública e utilização de contentores específicos para o lixo produzido durante os trabalhos de construção/pintura ou exigem a pintura das paredes exteriores da sua casa, é muito provável que vá necessitar de uma licença camarária.
Para conseguir esta licença, deve dirigir-se a um balcão da Câmara Municipal onde está localizada a casa munido de um requerimento, da caderneta predial e de uma planta à escala 1: 25000 e 1: 2000 ou, em alternativa, utilizar os canais online municipais.
Quando tiver a licença em seu poder, deve afixá-la na frente da obra.
6º Avise os seus vizinhos
É sempre bom manter uma boa relação de convivência com os seus vizinhos, contudo, a realização de obras que envolvem perfurações e marteladas constantes podem deteriorar essas relações.
Para evitar conflitos com os vizinhos enquanto as obras estão em marcha, avise-os antes de fazer obras em casa e tente fazer compromissos em relação às horas do dia em que os trabalhos mais pesados e barulhentos podem ser levados a cabo com o mínimo de incómodo possível.